2012 ainda foi o ano do Internet Explorer para uma percentagem significativa de internautas portugueses, de acordo com os dados divulgados recentemente pela Marktest – ao todo 45,8% dos utilizadores de Internet em Portugal utilizaram o browser da Microsoft.
Segue-se o Google Chrome em segundo lugar, com uns interessantes 28,1% da quota de mercado em Portugal, e o Mozilla Firefox em terceiro, com 17,7%.

Alguns dados interessantes acerca deste estudo da Marktest: apesar do Internet Explorer ter sido o browser que mais pageviews gerou em 2012, o seu declínio foi igualmente bastante acentuado. É que entre Janeiro e Dezembro de 2012, gouve numa quebra de 22,1% na sua quota de mercado.
O Chrome, por sua vez, é o segundo browser mais popular por entre os internautas portugueses: além dos contínuos ganhos mensais, terá conquistado uma subida de 43% entre Janeiro e Dezembro de 2012.
Já o Firefox, apesar de ocupar o terceiro lugar, parece encontrar-se em maus lençóis: é que apesar do seu share de 17,7%, a tendência geral é de quebra (embora tenha sido bem menos acentuada que a do seu concorrente da Microsoft), tendo caído 8% entre Janeiro e Dezembro do ano passado.
