Microsoft permite buscas no telemóvel

A Microsoft do Japão iniciou um serviço de busca para utilizadores que navegam na Internet via telemóvel.

Koya Kikuchi, gerente de marketing da MSN Japão, apontou que o novo serviço cobre 80% dos 100 mil sites móveis existentes no país. Tanto utilizadores de telemóveis como de computadores podem ter acesso ao serviço através de uma URL comum (http://m.msn.co.jp/), que contém cerca de 80 mil websites registado.

«Na verdade, ninguém tem os dados exactos de quantos sites móveis existem no Japão, mas o número é estimado em 100 mil», disse Kikuchi.

No final de Junho último, a NTT DoCoMo estimava a existência de 81.795 páginas compatíveis com seu serviço de internet móvel – o maior do Japão, com 42 milhões de assinantes. Já a Associação de Operadoras de Telecomunicações do Japão estima que, dos 83,1 milhões de utilizadores da telefonia móvel no país, cerca de 71 milhões têm aparelhos com acesso à web.

No início de Agosto, o MSN lançou o primeiro serviço de blog para telefonia móvel. A companhia japonesa acredita que cerca de 32 milhões de internautas utilizam mensalmente os seus serviços, incluindo o Hotmail e o Messenger.