Microsoft Surface RT na origem da saída de Steve Ballmer? Analista crê que sim
Steve Ballmer ainda é CEO da Microsoft, mas deixará de o ser dentro de 12 meses. Analista acredita que insucesso comercial de Microsoft Surface pode estar na origem da saída de Ballmer
Na semana passada a Microsoft anunciou que o seu actual director-executivo (CEO) irá abandonar a empresa dentro de 12 meses. Não foram adiantados mais detalhes em conjunto com a notícia, excepto a aparente apreciação da Microsoft por Ballmer ter ajudado a moldar a empresa naquilo que é hoje. Alguns analistas, contudo, parecem partilhar de outra opinião.
É o caso de Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, que atribuiu a saída de Steve Ballmer da Microsoft às fracas vendas do tablet Microsoft Surface. “Ele foi definitivamente empurrado pelo conselho de administração”, refere. “Eles ou o acompanharam para fora, ou o colocaram numa situação onde ele sentiu que tinha que sair para salvar a cara”.
Moorhead sublinha esta especulação pelo facto de Ballmer ter 12 meses para abandonar as suas funções como CEO da Microsoft enquanto a empresa procura por um substituto. “Tipicamente, um conselho de administração vai estar a trabalhar por detrás das cenas para um substituto, mas eles próprios deram 12 meses”.
Ballmer, por sua vez, foi responsável tanto por alguns sucessos como por alguns fracassos da empresa. Entre os sucessos, que serviram para triplicar as receitas da Mictosoft e duplicar os lucros, encontram-se a Xbox e o bem-sucedido Windows 7; já os insucessos reúnem produtos como o Zune, um leitor multimédia que caiu no esquecimento, e a demora em dar uma resposta ao iPhone aquando do seu lançamento em 2007.
Que opinião partilham sobre o actual CEO da Microsoft? Acham que tem feito um bom ou um mau trabalho? Deixem-nos a vossa opinião!