NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Alcatel Pop 4S dual SIM. Análise

Alcatel Pop 4S dual SIM. Análise

quarta, 02 novembro, 2016 /
Alcatel Pop 4S dual SIM. Análise

Análise ao Alcatel Pop 4S dual SIM, preço e características.

 

Alcatel Pop 4S dual SIM. Preço em Portugal

 

O Alcatel Pop 4S custa 230€ nas principais cadeias de retalho.

É possível encontrar este telemóvel por valores inferiores a 200€, embora muito excepcionalmente.

 

Alcatel Pop 4S dual SIM. Características principais

 

  1. Ecrã de 5,5 polegadas (Full HD, 1080 x 1920)
  2. 16 GB de armazenamento
  3. 2 GB de RAM
  4. Processador octa-core (4x1.8 GHz Cortex-A53 & 4x1.0 GHz Cortex-A53)
  5. 13 MP de câmara digital
  6. 2960 mAh
  7. Android 6.0 Marshmallow

 

Alcatel Pop 4S. Análise e comentários

 

Alcatel Pop 4S Dual SIM Análise

 

O Alcatel Pop 4S foi lançado no primeiro trimestre de 2016. Está disponível nas variantes single SIM (um único número de telefone) ou Dual SIM (suporta dois números de telefone).

Apesar do ecrã ser Full HD, a sua densidade de píxeis por polegada (dpi) é bastante boa para a sua categoria de preço, com 480 dpi (dados fornecidos pelo AnTuTu).

Os 16 GB de armazenamento seriam tecnicamente bem-vindos, mas o real espaço de armazenamento do Alcatel Pop 4S está mais próximo dos 8 GB. O Alcatel Pop 4S só tem 10,38 GB de armazenamento interno, quase 6 GB a menos do que a quantidade divulgada.

Desses 10 GB, há mais de 4 GB ocupados.

 

Os 2 GB de RAM são o standard mínimo deste segmento de mercado.

A expectativa é que o software, que aqui é Android 6.0 Marshmallow, esteja optimizado para gerir os seus recursos de uma maneira mais eficiente, sem prejuízo para o seu desempenho - algo que o desempenho real deste telefone parece confirmar.

Salvo duas ocasiões excepcionais em que o Alcatel Pop 4S literalmente deixou de responder do nada, obrigando a reiniciar o telefone, o seu desempenho é fluido.

No entanto, para quem aprecia jogos, particularmente dos mais exigentes, o ideal seria uma proposta com melhor desempenho - os testes no AnTuTu revelaram que, apesar de ser competente para tarefas quotidianas, o desempenho gráfico do Alcatel Pop 4S está longe de ser ideal (vídeos com gráficos mais exigentes, por exemplo, só correm aos soluços).

 

A câmara digital é competente. É ilusório considerar que um smartphone que não seja um topo-de-gama venha munido com uma excelente câmara digital.

Para isso acontecer sem fugir ao mesmo preço seria necessário abdicar de outras componentes do telefone, o que arruinaria a experiência de utilização como um todo.

Mas é um facto que as câmaras digitais no segmento médio têm vindo a melhorar, e o desempenho da câmara do Alcatel Pop 4S é um exemplo disso: é rápida, a interface é familiar e de fácil compreensão, e as fotografias têm uma qualidade decente.

A câmara também oferece vários filtros de aplicação imediata, o que garante um leque de opções variado para quem vive da partilha de fotografias em redes sociais.

A câmara frontal é de 5 MP, uma resolução que é mais do que adequada para videochamadas ou selfies.

 

A autonomia é um dos pontos fortes do Alcatel Pop 4S (a Alcatel garante até 500 horas de autonomia em standby).

Com quase 3000 mAh de capacidade unidos à maior eficiência na gestão de energia do Android 6.0 Marshmallow, ao que se alia a ausência de bloatware, os primeiros dias com este telefone serão passados com uma única carga, ou quase - para compensar, a presença de tecnologia que permite efectuar carregamentos rápidos no telefone garante a recuperação de uma parte significativa dessa autonomia.

 

Quanto à experiência Android, é equiparável à de um stock Android. Tal como aconteceu com o Alcatel Idol 4S, o Alcatel Pop 4S 'veste' o Android com um aspecto gráfico personalizado, mas que em nada influencia a experiência real do sistema operativo.

E, tal como também acontecia no Alcatel Idol 4S, a ausência de bloatware é notável (no bom sentido).

No entanto, como assinalámos anteriormente, por duas vezes o telemóvel simplesmente deixou de responder, sem qualquer motivo - neste caso a única solução possível foi reiniciá-lo e retomar todo o processo.

Não foi possível perceber o que motivou este bloqueio, mas parece ter-se dado durante alturas de actividade excessiva neste telefone, com diversas aplicações abertas e a correr em simultâneo.

 

Alcatel Pop 4S. Opiniões

 

Alcatel Pop 4S Dual SIM review

 

Enquanto o Alcatel Idol 4S é uma proposta mais premium, o Alcatel Pop 4S situa-se num segmento mais intermediário.

É, no entanto, fácil de esquecer que estamos a usar um telefone de gama média durante o dia a dia - o desempenho é fluido, a câmara é competente e até a presença do leitor de impressões digitais pode dar a impressão de que estamos a usar um modelo de uma gama mais alta.

Com excepção de dois bloqueios inexplicáveis, que obrigaram a reiniciar o telemóvel, o Alcatel Pop 4S mostrou estar à altura das exigências do dia-a-dia.

Houve alguns incidentes ocasionais, como a incapacidade de aceder à internet mesmo estando ligado a uma rede Wi-Fi, ou o ocasional entravanço por correr demasiadas aplicações em simultâneo.

 

Dois aspectos que se revelam incrivelmente convenientes, mas dos quais nos esquecemos facilmente na era dos smartphones, são a autonomia de bateria e a capacidade de recarregar, rapidamente, a bateria do telefone.

Em ambos o Alcatel Pop 4S passou com nota satisfatória.

A questão da memória é pertinente, mas é um facto transversal a todas as fabricantes de  telemóveis.

O plano B é adquirir um cartão microSD que permita expandir a memória do telefone para uma quantidade ideal.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL --- RAZOÁVEL

4 Razoavel

4,071
Comentários
close