NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Banda larga só para 11% dos portugueses

Banda larga só para 11% dos portugueses

quarta-feira, 22 março, 2006 /
Temos a pior penetração dos Quinze. Os dados constam de um documento acerca da cobertura e penetração da Internet rápida nos Estados-membros da União Europeia, que serviu de base para uma comunicação do executivo comunitário sobre "Diminuir o fosso da banda larga", onde se reconhece a necessidade de "fazer mais" para que todos os cidadãos europeus tenham acesso a este serviço em 2010.

Segundo o documento, que cita dados de Outubro de 2005, Portugal é o 11º da UE a Quinze na tabela de penetração da banda larga, liderada pela Holanda que regista mais do dobro da percentagem portuguesa, na ordem dos 23%.

Abaixo de Portugal (10,8%), estão a Grécia (com um nível de penetração de 2%), Itália (10%) e Espanha (10,5%).

"Itália, Espanha e Portugal são países que estão na casa dos 10% e que demonstram que é altura para actuar agora" nesta área, afirmou em conferência de imprensa, em Bruxelas, a comissária europeia da Sociedade de Informação e dos Média, Viviane Reding.

Portugal aparece ainda no estudo com uma reduzida percentagem de penetração da banda larga nas zonas rurais (na ordem dos 2%), a terceira mais baixa dos 15, apesar da taxa de cobertura de cerca de 78% nestas áreas e de cerca de 90% nas cidades.
3,250