NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Mimo faz hoje 10 anos

Mimo faz hoje 10 anos

quarta-feira, 07 setembro, 2005 /
Mimo faz hoje 10 anos TMN comemora lançamento do primeiro pré-pago mundial. Estávamos a 7 de Setembro de 1995. Com um projecto de inovação que haveria de garantir-lhe a fidelização de milhões de clientes portugueses, a TMN tornava-se no primeiro operador a nível mundial a lançar um cartão pré-pago.

A TMN nasceu em 1991 para operar, em regime de monopólio, a primeira rede portuguesa de telecomunicações móveis, ainda analógica. Um ano depois, inicia-se a liberalização do sector com a atribuição de duas licenças para operar o sistema digital GSM.

Na transição para um mercado de telecomunicações altamente competitivo, a TMN é a primeira empresa do Grupo PT a operar em regime concorrencial. A liderança do mercado só acontecerá em 1997, mas é em 1995 que o operador dá o passo decisivo, quando desenvolve um produto absolutamente inovador que veio revolucionar o mercado móvel: o primeiro cartão pré-pago do mundo é português, e chama-se Mimo.

A novidade foi «o fruto de uma profunda reflexão estratégica, centrada no cliente», recorda a TMN. E descreve: «Altamente inovador ao introduzir os conceitos do ´pronto a falar` e do ´controlo de custos`, o cartão pré-pago foi a nova vaga, e a vaga de fundo, das telecomunicações móveis. Foi a oportunidade para a democratização e popularização do telemóvel, ao mesmo tempo que para a TMN representava o sucesso da política de inovação centrada nas necessidades reais dos clientes».

«A viragem estratégica protagonizada pela TMN (e acompanhada pelo seu concorrente apenas um ano mais tarde) criou condições para o crescimento explosivo do mercado, com reflexos que se fazem sentir ainda hoje, 10 anos passados», sublinha a empresa a propósito desta data.

Depois do MIMO, foi alucinante o ritmo de inovações proporcionadas pelas novas tecnologias de comunicações móveis, das soluções multimédia ao desempenho de grande qualidade da rede 3G, passando pelos múltiplos desenvolvimentos das comunicações de texto e dados.

E se o anúncio «Touxim» da Vodafone (então Telecel) permanece inesquecível, o Mimo da TMN e a figura frágil e mágica do homem que não fala mas pôs milhões de portugueses a falar ficará sempre como um marco na história das telecomunicações móveis.
7,797