NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Navegação GPS gratuita para smartphones Nokia

Navegação GPS gratuita para smartphones Nokia

quinta-feira, 21 janeiro, 2010 /
Navegação GPS gratuita para smartphones Nokia A Nokia passa a disponibilizar acesso gratuito à navegação pedestre e automóvel, bem como a outros serviços associados, através dos smartphones da marca, impulsionando o crescimento do mercado de navegação móvel. OvimapsA Nokia passa a disponibilizar acesso gratuito à navegação pedestre e automóvel, bem como a outros serviços associados, através dos smartphones da marca, impulsionando o crescimento do mercado de navegação móvel.

Lisboa, 21 de Janeiro de 2010 - A Nokia anunciou hoje o lançamento de uma nova versão dos Mapas Ovi para os smartphones da marca, que inclui navegação pedestre e automóvel de alta qualidade e sem custos extra, estando disponível para download em www.nokia.com/maps. Trata-se de uma decisão que vem permitir, praticamente, a duplicação da dimensão do mercado de navegação móvel.

A nova versão dos Mapas Ovi inclui características de navegação pedestre e automóvel de elevada qualidade, tais como orientações por voz "turn-by-turn" para 74 países e em 46 idiomas, informações de trânsito relativas a uma dezena de países e mapas detalhados para mais de 180 regiões.

"Porquê utilizar um telemóvel ou um sistema de navegação que só funciona num país ou numa determinada região? Juntar os dois equipamentos e tornar a funcionalidade de navegação gratuita e global, faz com que quase se duplique o potencial de crescimento do mercado de navegação móvel", explica Anssi Vanjoki, Vice-presidente Executivo da Nokia. "A Nokia é a única empresa que oferece um serviço de navegação pedestre e automóvel que funciona em todo o mundo. Ao contrário do legado deixado pelos fabricantes de sistemas de navegação, a nossa solução não implica que os utilizadores tenham de comprar mapas para diferentes países ou regiões, mesmo quando estão em certos locais, apenas de visita. Nós oferecemos navegação e mapas gratuitos, com todas as funcionalidades e características de alta qualidade que as pessoas desejam ter".

"A disponibilização em larga escala de sistemas de navegação móveis gratuitos, integrando mapas de qualidade muito elevada, irá constituir um elemento disruptivo para a indústria da navegação", explica Thilo Koslowski, Vice- presidente da divisão de Automotive and Vehicle ICT, da Gartner. "Esta oferta irá acelerar a adopção massiva de soluções de navegação, mudando o foco da inovação na direcção dos serviços baseados em localização, que vão muito além dos tradicionais benefícios da simples navegação", acrescentou o responsável da Gartner.

Esta oferta de serviços de navegação por parte da Nokia vai possibilitar activar rapidamente uma massiva base de utilizadores, a quem podem ser oferecidas novas funcionalidades de localização, assim como novos conteúdos e serviços. Isto faz parte da estratégia da Nokia de liderança do mercado móvel dos mapas, da navegação e dos serviços baseados em localização. Esta iniciativa está também em conformidade com a visão da Nokia de que a próxima vaga de crescimento do mercado estará centrada nos conteúdos sensíveis ao contexto e na Internet social - saber "onde" as pessoas estão a viver experiências será tão importante como "o que" estão a fazer.

De acordo com a empresa de estudos de mercado Canalys, o número de pessoas no mundo que usam sistemas de navegação GPS nos seus telemóveis atingiu, no final de 2009, aproximadamente os 27 milhões. Com este anúncio, a Nokia espera aumentar este número para os 50 milhões, ao permitir (aos utilizadores de smartphones compatíveis) a activação gratuita da navegação automóvel e pedestre, através do download dos novos Mapas Ovi. A Nokia irá aumentar ainda mais esta base de utilizadores, à medida que for acrescentando novos smartphones à lista de equipamentos compatíveis.

A Canalys também revelou que, em 2009, os smartphones com GPS integrado chegavam aos 163 milhões de unidades a nível mundial, dos quais a Nokia detinha mais de metade (51%), tendo vendido 83 milhões de dispositivos deste tipo. "Trata-se de uma jogada estratégica, que tira partido da aquisição da NAVTEQ por parte da Nokia e da sensibilidade da marca em termos de oferta de serviços. Agora, podemos colocar, na palma da mão dos utilizadores, um sistema completo de navegação, disponível onde quer que se esteja, sempre que se precisar e sem custos", referiu Anssi Vanjoki. "Quando integrámos gratuitamente câmaras fotográficas nos nossos telefones, depressa nos tornámos o maior fabricante de dispositivos com câmara do mundo. Com os Mapas Ovi pretendemos que a situação se repita, desta feita, na área da navegação".

Ao eliminar o custo extra para os utilizadores, a Nokia espera contribuir para o crescimento do segmento dos mapas móveis e da navegação, proporcionando claras oportunidades de negócio ao seu ecossistema de parceiros.

Benefícios para os operadores
A Nokia acredita que este anúncio irá proporcionar, aos operadores, a oferta de um pacote de navegação automóvel pessoal e completo, incentivando os utilizadores a adquirirem planos tarifários de dados. Além disso, existe ainda um benefício adicional para os operadores, que reside no facto dos Mapas Ovi utilizarem uma tecnologia híbrida única, optimizada para utilização na rede móvel.
Graças aos gráficos vectoriais avançados, combinados com mapas pré-carregados e online, a nova versão dos Mapas Ovi utiliza apenas uma fracção da largura de banda usada pela tecnologia "bitmap", à qual recorre a maioria dos fornecedores de mapas móveis.

Benefícios para os developers de aplicações
O objectivo de tornar a navegação no dispositivo móvel uma funcionalidade muito familiar e intuitiva - tal como enviar uma mensagem de texto, ou tirar uma fotografia - representa uma grande oportunidade para a criação de outras aplicações baseadas em localização. Através do Ovi Developers Beta Program, a Nokia forneceu um preview das APIs e SDK - Beta do Ovi (kit de desenvolvimento de software) a editores e developers seleccionados, permitindo-lhes construir novas aplicações, que mais tarde serão disponibilizadas através da Nokia Ovi Store (store.ovi.com).

Os Mapas Ovi estão já disponíveis para download através de 10 dispositivos Nokia, incluindo o popular Nokia N97 mini, o Nokia 5800 XpressMusic e o Nokia E72. Prevê-se que outros smartphones sejam adicionados a esta lista ao longo das próximas semanas. Os actuais utilizadores de dispositivos Nokia compatíveis com o serviço Mapas Ovi , podem fazer o download gratuito da aplicação em maps.nokia.com.

A partir de Março deste ano, os novos smartphones Nokia com GPS irão incluir a nova versão dos Mapas Ovi, bem como mapas pré-carregados contendo dados de cada país. Adicionalmente, para além de beneficiarem de navegação automóvel e pedestre de alta qualidade, os utilizadores dos novos smartphones poderão aceder gratuitamente aos guias de viagem Lonely Planet e Michelin.

Os Mapas Ovi abrangem mais de 180 países, incluindo navegação pedestre e automóvel em 74 países e 46 idiomas. Além disso, este serviço disponibiliza 6000 pontos de referência em 3D, para 200 cidades a nível mundial. Refira-se que os guias Lonely Planet e Michelin contêm informação sobre mais de 1000 destinos. 
9,800