NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia 6680

Nokia 6680

quarta-feira, 08 junho, 2005 /
Nokia 6680 Um tiro certeiro da Nokia no filão 3G com um excelente telefone que colmata muitas das insuficiências do anterior 6630...

CARACTERÍSTICAS
Ecrã : Resolução de 176 x 208 pixéis, capaz de 262.144 cores.
Dimensões: 108,4 x 55,2 x 20,5 mm para 104 cm3 de volume e 133 gramas de peso
Câmaras : Principal (resolução de 1280 x 960 pixels, com zoom até 6x) e Secundária (resolução 640x480 com zoom até 2x)
Multimédia : Polifónico a 48 tons; Java MIDP2, inclui RealPlayer Mobile. Suporta gravação e partilha de vídeo.
Messaging : SMS, MMS, cliente de e-mail, navegador multimodo WAP 2.0 XHTML/HTML.
Conectividade: Bluetooth e por cabo de dados.
Redes : Tribanda GSM (900/1800/1900) + 3G (WCDMA 2100 - velocidade máxima: 128 kbps de upload e 384 kbps de download ).
Memória : 10 MB de memória interna + slot para cartão RS-MMC (incluído um de 64 MB).
Bateria : BL-5C, 900 mAh.

Prós: Qualidade das câmaras, software, diversidade de redes e protocolos de transferência de dados suportados
Contras: Compatibilidade do leitor de cartões RS-MMC limitada aos 1,8V. Ausência de irDa.

Lançado poucos meses depois do Nokia 6630, o 6680 corrigiu quase todas as insuficiências do primeiro - começando pela inclusão da câmara frontal e pela extensão do TFT para as 262 mil cores - colocando-se na linha da frente dos telefones 3G, como produto extremamente satisfatório, capaz de proporcionar uma boa experiência na videochamada; com uma câmara fotográfica excelente (de lente protegida) e um retorno às linhas de um desenho sóbrio.

Desenho & Ergonomia

Depois de alguma transigência com as linhas curvas e os formatos arredondados nos seus smartphones, o 6680 marca o regresso da Nokia ao típico monobloco no qual, com 133 gramas de peso, assumem proeminência os cromados (eventualmente propensos ao risco, mas de inegável efeito estético).

A disposição das teclas tem a especificidade de, ladeando as alfanuméricas, as de função terem uma forma particularmente fina.

Com a opção pelo ecrã TFT de matriz activa capaz de reproduzir 262 mil cores em 176 por 208 pixéis a Nokia deu um passo sensato; também no sentido de neutralizar uma das vantagens comparativas da sua concorrência. O resultado é muito evidente: imagens nítidas e bem definidas, tanto na reprodução do vídeo como no enquadramento fotográfico.

Nokia 6680

Nokia 6680

Abstraindo a colocação lateral das teclas para ligar/desligar e aceder ao PPF, as funções são controladas através do teclado frontal, bem escalonado e fácil de manipular.

Com uma dimensão de 108.4 x 55.2 x 20.5mm (praticamente idêntica ao modelo 6681, este um pouco mais pobre em funcionalidades; versão aligeirada com a ausência, por ex., da câmara frontal - inútil dada a inexistência do suporte 3G) o terminal é agradável à vista, sendo relativamente conservador face a desenhos anteriores da marca (por exemplo à forma articulada do 6260). Para esse efeito, o destaque vai para a cobertura deslizante da lente da câmara, que combina a utilidade da protecção fornecida com a conveniência da activação automática mediante simples abertura.

Qualidade fotográfica

Conforme começamos por notar, a grande diferença deste 6680 face ao seu antecessor, o 6630, é claramente a inclusão de uma câmara secundária, frontal (640x480 pixéis, com zoom digital 2x), que permite ao utilizador alternar, aquando em vídeochamada, entre a imagem do seu próprio rosto e a imagem do horizonte em frente, através da câmara principal (resolução máxima 1280 x 960 pixéis, com zoom até 6x ) com um simples premir do botão. No 6630, recorde-se, para pode usufruir da vídeochamada o utilizador era obrigado a recorrer a um pouco prático acessório de secretária.

Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original
Clique para ver no tamanho original

Leg.: Supra exemplo de fotografias tiradas com a câmara principal do 6680. Clique nas imagens para as ver no tamanho original.

Software & Funcionalidades

O 6680 é por excelência um instrumento de trabalho para utilizadores exigentes e viajantes frequentes. Para além da variedade das ferramentas de software para gestão de informação, agenda e contactos, destaca-se o facto de ser um modelo tribanda GSM que também suporta as redes WCDMA 2100 e assim assegura a sua compatibilidade em virtualmente qualquer país ou continente.

A comutação é evidentemente automática mas também foi contemplada uma opção de activação manual de um modo offline que permite usar o telefone sem que este se tente ligar a qualquer rede (útil, por exemplo, para trabalhar num avião).

Nokia 6680Outra opção de saudar é a inclusão do suporte para anexos nos e-mails, bem como, para quem digite muito texto e não dispense a comodidade de um teclado QWERTY, com o pleno do alfabeto, a disponibilização de um teclado bluetooth opcional/adicional ( Nokia SU-8W).

Para além de uma boa escolha de software Symbian, em função da plataforma série 60 que o impulsiona, o 6680 não poderia deixar de suportar a versão móvel da Java de que se pode tirar partido através quer dos 10 MB de memória própria como através da inclusão de um slot para cartões adicionais de memória (incluído um de 64 MB) no formato MMC (com a especificidade de funcionar apenas a 1,8 Volt).

No plano da conectividade, o telefone - a par do suporte simultâneo CSD, HSCSD, GPRS (Classe 10), EDGE (Classe 10) eWCDMA que o talham como ponto de acesso móvel à Internet - incorpora a tecnologia bluetooth de ligação sem fios, bem com a ligação ao PC via USB mediante o cabo incluso. A porta de infra-vermelhos está ausente.

Em experiências efectuadas, a vídeochamada entre dois Nokias 6680 revelou uma experiência positiva, com ambas as câmaras.

Igualmente, a qualidade fotográfica está acima da média (ver fotos) - para além dos modos óbvios e do software de edição de imagem que se tornaram imagem de marca dos smartphones Nokia é de destacar a inclusão do flash.

O pacote de software inclui entre outros o Quickoffice (que permite visualizar ficheiros nos formatos da versão para PC do MS Office), o Kodak Mobile (que permite a impressão via bluetooth das fotos em locais públicos que ofereçam o serviço) e a solução Nokia XpressPrint que permite a impressão directa do telefone para uma impressora compatível.

Nokia 6680

Para além de melodias a 48 tons e, naturalmente, no plano da voz, do reconhecimento de comandos emitidos por esta, o 6680 inclui a versão móvel do RealPlayer que lhe permite reproduzir a generalidade dos formatos vídeo e áudio o que, combinado com uns auriculares estéreo, lhe permite ter funções de centro multimédia de entretenimento pessoal.

Bateria


Para a bateria de 900mAh BL-5C a marca reivindica tempos de conversação entre as 2,2/3,3 horas em 3G e as 3/6 horas em GSM bem como tempos de espera entre 6 e 11 dias.

Em média a bateria dura pacatamente 3 dias sendo certo que, um uso intenso da 3G concomitantemente com a ligação permanente do bluetooth facilmente reduzem os valores para 1 dia.

Manifestamente a sofreguidão do consumo energético em 3G é uma dos óbices ainda menos bem digeridos/colmatados pelos fabricantes.

Conclusão

Com o 6680 a Nokia deu finalmente um tiro certeiro e em cheio no filão 3G, segmento para o qual a sua oferta anterior deixava algo a desejar.

De todos os telefones UMTS que já tivemos oportunidade de ter em mãos até hoje, este 6680 é provavelmente o mais completo, capaz e convincente.

Nokia 6680 & Garmin GPS 10
Leg: Nokia 6880 lado a lado com uma unidade bluetooth Garmin GPS 10. O sistema operativo Symbian aliado a um processador veloz tornam o modelo uma opção versátil também para quem pretenda ampliar a funcionalidade do seu telemóvel à navegação assistida por GPS. Dedicaremos um par de artigos ao desenvolvimento desta questão brevemente aqui no Telemoveis.com.

7,738