NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
ZTC SP50 Review

ZTC SP50 Review

segunda-feira, 18 julho, 2011 /
ZTC SP50 Review

Leia a review do Telemoveis.com ao ZTC SP50 e saiba o que pensamos deste telemóvel ZTC. O telemóvel ZTC SP50 é direccionado a um público sénior.

Primeiras Impressões sobre o telemóvel ZTC SP50

A primeira coisa em que reparámos assim que abrimos a embalagem do ZTC SP50 foi no teclado e no design deste telemóvel. Se à primeira vista achámos bizarro estar a analisar um telemóvel algo básico face ao actual mercado, também recordámos que as melhores ideias são as mais simples. E é com base na simplicidade que o ZTC SP50 funciona.

E o que é que acusa o ZTC SP50 de ser um telemóvel sénior? São as suas características. O ecrã, apesar de pequeno, apresenta caracteres grandes e bem visíveis. O teclado é o mais simples possível e apresenta teclas enormes, o que permite utilizá-lo com facilidade.

Para as situações de emergência existe uma tecla exclusivamente dedicada para pedir SOS (que nós sem querer activámos a certa altura, chamando a atenção de todo o edifício onde nos encontrávamos pois o telemóvel emite ruídos nesta fase). Além da tecla SOS, os próprios utilizadores podem contactos conhecidos como números de emergência, para situações de emergência.

Um outro pormenor passa pelos botões dedicados a várias funcionalidades. Além do botão de volume, estão presentes no ZTC SP50 botões que activam rádio FM e a funcionalidade da lanterna. Um bónus passa por uma base lateral onde podemos encaixar o ZTC SP50, funcionando como carregador de secretária.

Review_ao_telemvel_ZTC_SP50_02

Rede e conectividade no ZTC SP50

O ZTC SP50 é um telemóvel no seu formato mais simples possível, pelo que não vamps encontrar aqui redes 3G, suporte Wi-Fi nem Bluetooth. Qualquer experiência de navegação na Web não será encontrada no ZTC SP50. Em vez disso, temos um telemóvel com suporte dual band e com muito boa qualidade de chamadas.

Cremos até que o telemóvel ZTC SP50 será mais utilizado para realizar chamadas do que para enviar SMS, uma característica cujo protagonismo não parece ser tão significativo neste telemóvel, em comparação com outros modelos semelhantes.

E por falar em SMS, vamos espreitar a capacidade de memória do ZTC SP50.

Review_ao_telemvel_ZTC_SP50_01

Capacidade de Memória do ZTC SP50

A capacidade de memória do ZTC SP50 vai até aos 36 MB, permitindo registar até 300 contactos na memória do telemóvel, além de manter até 100 SMS. Tendo em conta o público a que está destinado, quer-nos parecer que o ZTC SP50 se encontra perfeitamente adequado em termos de memória de armazenamento.

Os mais seniores, mesmo os mais sociáveis, dificilmente vão passar a vida ao telefone com 300 contactos, pelo que o limite nos parece aceitável. Quanto às SMS, alguns utilizadores seniores poderão não recorrer tanto a esta funcionalidade, pelo que a unanimidade ditou que as chamadas serão talvez a principal função do ZTC SP50.

O ZTC SP50 será um telemóvel com apenas o absolutamente essencial, com a vantagem de ter algumas das funcionalidades optimizadas de forma interessante. Não apresenta câmara digital.

O ecrã do ZTC SP50

O ecrã do telemóvel ZTC SP50 consiste num LCD de 2 polegadas, monocromático, que para muitos utilizadores modernos poderá constituir um choque. Não nos admiraria nesse aspecto, mas de facto temos que elogiar o ecrã do ZTC SP50. Pelas seguintes razões:

É de facto um ecrã pequeníssimo, mas perfeitamente enquadrado no telemóvel e para o público alvo a que se destina. Permite, graças aos caracteres enormes, ver facilmente os números que marcamos, as SMS que escrevemos ou os contactos para os quais telefonamos.

Review_ao_telemvel_ZTC_SP50_04

A interface do ZTC SP50

Mais uma vez sublinhamos a ideia de simplicidade. Não basta o teclado do ZTC SP50 estar resumido aos números e às teclas de chamada, entre uma tecla direccional, ou do ecrã ter apenas 2 polegadas e ser monocromático. A interface do ZTC SP50 é imensamente simples, diríamos mesmo quase básica, e na nossa opinião esse é um dos pontos fortes deste telemóvel.

Certamente não serão os actuais utilizadores de telemóveis Android a utilizarem este telemóvel, mas talvez alguns dos seus familiares com mais idade pudessem ter neste ZTC SP50 um dispositivo bastante interessante e útil. Para aceder ao menu principal basta carregar na tecla direccional, que somos imediatamente brindados com o aspecto geral da interface de utilizador do ZTC SP50.

Essencialmente a interface do ZTC SP50 estã resumida a apenas 6 categorias diferentes: Mensagens, Lista telefónica, Registo de Chamadas, Ferramentas,Calculadora e Definições. Ideal, especialmente para utilizadores muito pouco experientes, não concordam? É de fácil navegação e muito intuitiva, com cada opção categorizada por um ícone próprio, de fácil leitura. O esquema só muda ligeiramente quando seleccionamos alguma dessas opções (com o botão de realizar chamada), surgindo no visor, sobrepostas, as opções disponíveis para a acção que queremos realizar.

Conclusões sobre o ZTC SP50

Na verdade esta review talvez seja pequena, mas não por estarmos perante um telemóvel desinteressante. Na verdade achamos que o propósito do ZTC SP50 é, no mínimo, muito pertinente, e faz-nos pensar que a ZTC mostra muita dedicação a este segmento de utilizadores. É também bastante útil (e possivelmente poderia tornar-se mais rentável para a fabricante) que este seja o segmento que procurem cativar.

Os utilizadores mais jovens e modernos não olharão para estes telemóveis da mesma maneira que olham agora para um smartphone. Mas um utilizador sénior? Será certamente mais fácil mexer no ZTC SP50, que está totalmente optimizado para este público alvo, do que qualquer outro tipo de telemóvel.

Review_ao_telemvel_ZTC_SP50_03

O design pode acusar um pouco isso, e talvez a ZTC pudesse tentar contornar um pouco mais a estética (dentro dos possíveis e dos limites do razoável, sem sacrificar as funcionalidades), se bem que o ZTC SP60i (review para breve) já tenha visto algumas alterações neste aspecto.

Os principais aspectos que tivemos em conta, e que nos agradaram no ZTC SP50, foi sem dúvida a sua extrema simplicidade. O teclado é bastante básico e, além da numeração 1-9, está equipado com as teclas para realizar/recusar chamadas, uma tecla direccional e as teclas # e *.

O pormenor dos botões dedicados pode já não ser 100% intuitivo, mas a ideia é sem dúvida interessante. As teclas para regular o volume permitem igualmente escolher o perfil de utilização, com uma tecla que liga o sistema de Rádio FM e permite, de forma muito simples também, sintonizar a estação.

Review_ao_Telemvel_ZTC_SP50_05

A lanterna também merece uma tecla ON/OFF dedicada, e parecendo que não, é uma funcionalidade que poderá revelar-se útil em determinadas ocasiões. Será daqueles casos em que mais vale termos à mão, sem precisarmos, do que precisarmos e não termos.

Por fim, a tecla que permite efectuar imediatamente chamadas de emergência. A ideia é muito útil, e pode permitir entrar em contacto com os serviços de apoio contra emergências em situações mais perigosas. Por outro lado tememos que também possam originar algumas chamadas por engano, principalmente se estiver dentro de um bolso e em contacto com as chaves, por exemplo.

No geral, o Telemoveis.com acha que o ZTC SP50 é um telemóvel que vale imenso por aquilo que é. É incrivelmente simples, incrivelmente básico e optimizado para fazer apenas o que é absolutamente essencial. É, por isso, um telemóvel absolutamente recomendado e perfeitamente adequado ao público alvo a que se dirige.

Têm familiares seniores, que vos causam muitas preocupações? O ZTC SP50 pode muito bem contribuir para vos aliviar. Também permite programar alguns números para serem contactados em situações de urgência, e mesmo que as pessoas em causa não manifestem grande interesse por telemóveis, acreditem em nós: telemóvel mais indicado e fácil de aprender (já) não deve de existir.

11,550