Motorola Accompli 008

Fazendo juz ao étimo, o Motorola ‘Accompli’ 008 é um modelo de primeira água, bem concebido e melhor executado.

Motorola Accompli 008 Pese embora o facto de manter o estatuto de segundo fabricante mundial, a Motorola não é manifestamente reconhecida – na Europa, pelo menos – por fazer telefones que marquem especial diferença. O Accompli 008, contudo, obriga-nos a repensar esta ideia feita. Este telefone/PDA com tecnologia GPRS é um pequeno prodígio de usabilidade e inovação.

Com o Accompli 008 na mão não pôde imediatamente deixar de nos vir à memória o pensamento do Ericsson R380, anteriormente revisto aqui no Telemoveis.com. Aparentemente análogos, os dois modelos não têm, na realidade, nada a ver um com o outro. Começando pelo facto de o Ericsson ser um modelo já “rodado”, sem GPRS, passando ainda por o modelo sueco ser muito mais lento, deselegante, menos funcional e capaz do que o Accompli.

O Accompli 008 tem apenas quatro botões, sob o visor, a que acrescem dois lateralmente (um para controlar o volume do som, outro para gravar memos de voz até 3 minutos). Todas as demais funções são controladas através do “touch screen” com ou sem a caneta apontadora fornecida e embutida no modelo – pois os «dedos nus» saiem-se bem para a mesma função.

Motorola Accompli 008

Todo o poder ao GPRS

O GPRS de três canais é óptimo, para o usufruto do WAP e, sobretudo, para acopulação do telefone a um computador portátil, permitindo assim a navegação na Internet a velocidades equivalentes às obtidas com um modem ligado por uma linha telefónica convencional. O modelo inclui também suporte java para o WAP.

O visor de 240 por 320 pixéis (240 por 236 de área útil, além dos menus) é naturalmente generoso.

Com o Accompli a Motorola ao invés de adoptar por um sistema operativo exógeno decidiu desenvolver o seu próprio – o que pode ser simultaneamente uma força e uma fraqueza. Em termos organizativos os menus ostentam uma linha vertical (remotamente evocativa do Windows) que agrupa os quatro grupos de ícones, num total de cerca de uma quinzena de funcionalidades.

Software pouco ‘soft’

Motorola Accompli 008

Se numa das cenas grandiloquentes em que se vê envolvido para salvar o Mundo das garras da banditagem o agente 007 se tivesse de socorrer do Accompli 008 para quebrar o código de um bomba prestes a rebentar ia descobrir que, usando a porta de infra-vermelhos, com o software da Motorola, o mais certo era o computador ao invés de comunicar com o telefone reiniciar sem aviso (pelo menos se fosse um IBM Thinkpad).

Sendo uma pessoa previdente e levando consigo um cabo de ligação à COM1 como nanobra de recurso, usando o Windows 2000, ia verificar que o computador não ia reconhecer o telefone.

Motorola Accompli 008 Sendo o “Q” – antes da reforma – um homem especialmente previdente, era bem possível que James Bond, ainda assim, tivesse dois sistemas operativos instalados no portátill e jogasse a derradeira cartada de tentar comunicar com o telefone a partir do Windows 98 para descobrir – tarde demais – que também nele o software não funciona. E a bomba já teria deflagrado!

Alegorias à parte, foi esta a experiência que o Telemoveis.com teve com o Accompli 008 quando tentou utilizar as suas capacidades GPRS para navegar na Internet e – esperávamos – para comparar as velocidades obtidas nos três operadores nacionais. Infelizmente não foi possível pelas razões expostas.

Suco

Trata-se sem dúvida do melhor no seu género e de entre os modelos com GPRS. Aguardam-se porém uns ajustes no software para o PC. Igualmente, num modelo deste calibre, seria de esperar que um detalhe pequeno, como a qualidade dos toques, tivesse sido melhor acautelado.