O mercado asiático das telecomunicações móveis é cada vez mais apetecível para os fabricantes. Depois de no segundo quartel de 2001 pela primeira vez o número de unidades expedidas para o continente Europeu ter decrescido, surge agora a notícia de que no terceiro trimestre a Motorola superou a Nokia em vendas na Ásia.
Paralelamente a Nokia, que tem na China, depois dos Estados Unidos, o seu segundo maior mercado, marcando já ai presença em oito joint ventures com mais de 1.7 biliões de dólares investidos, anunciou ir instalar uma unidade de investigação e desenvolvimento de terminais de terceira geração na província chinesa de Zhejiang.
A verdade é que a Motorola tem estado a beneficiar do seu prestígio junto do público asiático e japonês em particular bem como do facto de aí apresentar terminais mais recentes e inovadores. Facto que a marca finlandesa estará a tentar inverter.
A China por si só tem actualmente 136 milhões de utilizadores de telemóvel, estando o mercado a crescer ao ritmo de 5 novos milhões cada mês.