Motorola e Siemens com o mesmo 3G
As evidências são muito mais do que aparentes, inegáveis mesmo. O modelo A820 da Motorola foi primeiro modelo UMTS apresentado pelo fabricante norte-americano de telemóveis, em meados de Fevereiro deste ano. Ou seja, praticamente nove meses antes do U10 da Siemens ser oficialmente dado a conhecer ao mundo como o primeiro terminal da marca alemã para a terceira geração.
Na verdade, esta “coincidência” só apanha desprevenidos os mais desatentos, uma vez que no início de Outubro também já tinha sido noticiado – segundo afirmava o Financial Times – que a Motorola tinha em curso uma operação de aquisição do departamento de telemóveis do fabricante alemão. Isto é, à semelhança do que tinha acontecido com a nipónica Sony e a sueca Ericsson, o mundo dos telemóveis estava prestes a assistir à segunda joint-venture (ou até fusão) da sua breve história.
No entanto, questões laborais – ao que tudo indica, sindicatos germânicos e comissão de trabalhadores opuseram-se fortemente ao negócio por significar despedimentos em massa nas fábricas da Alemanha – esfriaram os interesses norte-americanos na Siemens e o assunto acabou por não despertar mais atenção, até agora.
Contactada a Motorola, um dos responsáveis pelo fabricante em Portugal declarou repetidamente que nada tinha a comentar, mesmo perante o facto das duas marcas terem dois modelos apresentados comercialmente que não passam de um só. Tentámos, a todo o custo, obter um comentário por parte da Siemens, mas até agora não foi possível.