«Os utentes da rede Movicel que aderirem a este plano não terão mais necessidade de utilizar dois telemóveis (um para cada rede móvel) na busca por taxas de conversação mais baixas», afirmou Francisco Basílio, director-executivo do operador.
Francisco Basílio referia-se ao facto de muitos angolanos possuírem dois telemóveis, um da Movicel e outro da Unitel, o operador privado, que utilizam conforme pretendem telefonar para alguém que utiliza uma ou outra rede, conseguindo desta forma chamadas mais baratas.
Com a introdução do plano de tarifa única, o operador estatal acaba com esse problema, assegurando o mesmo preço para as chamadas feitas dentro da mesma rede, para outra rede móvel ou mesmo para um telefone da rede fixa.
Esta inovação tarifária, lançada por ocasião do Dia Internacional das Telecomunicações, que ontem se assinalou, apresenta uma vantagem especial nas conversações superiores a um minuto, já que a tarifa única é de duas unidades de taxa de telecomunicações (UTT) por cada dois minutos de conversa.
Segundo as contas da Movicel, os clientes que aderirem a este novo tarifário podem poupar até 50% nos custos das chamadas para outras redes e até 33% nas chamadas efectuadas dentro da rede do operador estatal, seja a chamada feita em horário normal ou económico.
A adesão a este novo plano de tarifa única é gratuita e pode ser feita através de um simples contacto telefónico, mas implica um período mínimo de permanência de 30 dias.
O mercado angolano de telemóveis tem vindo a crescer de forma acelerada nos últimos anos, estimando-se que existam actualmente cerca de 700 mil utilizadores em todo o país.