Música une Microsoft e Nokia

Parceria para reprodução digital no telemóvel.

No âmbito de um acordo alargado, que envolve também a empresa Loudeye, a Nokia decidiu instalar software de reprodução de música da Microsoft nos seus terminais. Em contrapartida, a empresa de Bill Gates vai introduzir padrões abertos para compressão de música digital e protecção contra a pirataria no programa Windows Media Player para computadores.

«Este acordo torna mais fácil aos consumidores fazer o download de músicas que queiram ouvir, sem terem que se preocupar se o formato é compatível ou não», apontou o responsável pela divisão de multimédia da Nokia, Anssi Vanjoki, citado pela agência Reuters.

Um porta-voz da Nokia revelou, entretanto, que a empresa vai lançar neste ano um telemóvel compatível com a tecnologia de áudio da Microsoft.

Por outro lado, a Nokia e a Loudeye vão começar a vender um serviço de download de música directamente para os terminais.

Apesar de tudo isto, a Nokia considera que o acordo não vai afectar a sua relação com a RealNetworks.