MWC 2011: Smartphones, 3D e Hologramas

Smartphones vão reproduzir hologramas a 3 dimensões graças a tecnologia MasterImage.

A MasterImage está a desenvolver um sistema que projecta hologramas a 3 dimensões a partir de um smartphone. A empresa, especializada em tecnologia de projecção, referiu ainda que os hologramas podem servir de interface, permitindo aos utilizadores interagir e controlar dispositivos como smartphones e tablets, além de servir para controlar texto, tirar fotografias ou qualquer outra função num dispositivo mobile.

Se pegarmos no dispositivo e deitarmos o ecrã, ele vai projectar o holograma em seu redor, permitindo interagir com ele, referiu Roy Taylor, Vice-Presidente Executivo da MasterImage, além de manager da exibição 3D no MWC. Para Taylor, esta nova interface não só é revolucionária como pode ter várias aplicações: desde jogos ao mundo dos negócios, esta vai ser a evolução no modo como interagimos com dispositivos electrónicos.

Em Janeiro, a companhia exibiu na CES, em Las Vegas, um smartphone 3D que não recorre a óculos especiais, adiantando ontem que a mesma tecnologia foi aplicada em tablets. A companhia introduziu ainda um chip low-cost que vai levar o 3D a càmaras de vídeo e, de acordo com Taylor, diminuir o preço dos telemóveis tridimensionais – que poderiam vir a rondar os 150 dólares.

A tecnologia em displays tem sido alvo de competição entre os diversos fabricantes há imenso tempo: as vigias constantes à concorrência, para assegurar a tecnologia mais recente nos seus produtos, centram-se agora nas tecnologias 3D. E a concorrência é de peso: a Sony e a LG já se encontram à frente, resta ver quem se segue.