NASA sem destino para satélite americano UARS

NASA desconhece destino de Satélite americano UARS, que deve entrar na atmosfera durante a tarde. UARS pesa 5,9 toneladas e vai desfazer-se na atmosfera.

A NASA anunciou ontem (21 Setembro 2011) que o satélite norte-americano UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), que deverá entrar na atmosfera durante a tarde de sexta-feira (22 Setembro), não deverá apresentar riscos á população dos Estados Unidos.

NASA sem destino para satélite americano UARS

Apesar de ainda desconhecer a hora e o local exactos, a NASA já adiantou que as probabilidades da queda do satélite afectar ou atingir uma pessoa é reduzida – uma em 3200. Também os cientistas da agência espacial norte-americana garantem que o UARS, que pesa 5,9 toneladas, deverá provavelmente desintegrar-se ao entrar na atmosfera, possivelmente dividindo-se em até 26 grandes peças.

O UARS, lançado para estudar os efeitos das alterações climáticas, encontra-se sem  combustível desde 2005.. A NASA disponibilizou no Youtube um vídeo que simula a chegada do satélite UARS à atmosfera terrestre. Veja-o já a seguir.