Skip to main content

NASA utiliza Google Android para controlar robôs

NASA utiliza smartphones com OS Google Android para controlar robôs. Samsung Nexus S utilizado e aprovado.

A NASA, órgão de inteligência espacial norte-americano, está a utilizar smartphones com sistema operativo Android para controlar robôs. O projecto chama-se Human Exploration Telerobotics e já foi testado com sucesso.

Segundo a NASA, os dispositivos dão potência, propulsão, computação e software de navegação para os satélites de voo livre chamados de Spheres – Synchronized Position Hold, Engage, Reorient Experimental Satellites.

NASA utiliza Google Android para controlar robôs

O smartphone é ligado a um robô voador através de um cabo e a conexão Wi-Fi transfere as informações para os computadores da Estação Espacial Internacional. Os astronautas usam controlo remoto, executando tarefas, como pesquisa e inspeção do interior da Estação capturando imagens e vídeos

O primeiro smartphone a ser testado com sucesso e aprovado pela NASA foi o Samsung Nexus S, cuja única diferença em relação aos vendidos ao consumidor é a retirada do chip GSM e da bateria de lítio substituída por pilhas alcalinas. A NASA anunciou ainda que tenciona testar mais smartphones.