Skip to main content

«Newsweek» destaca LG Electronics

Empresa coreana é considerada a de maior impacto em 2005.

A edição especial da «Newsweek» de Dezembro 2004/Fevereiro 2005 apresenta o CEO da LG Electronics Kim, Ssang Soo (S.S. Kim) como um líder na área da tecnologia, apontando ainda a LG como empresa de maior impacto em 2005.

A revista indica a LG Electronics como a empresa com o maior crescimento no mercado global de telemóveis, salientando a filosofia inovadora de gestão de S. S. Kim. Como exemplo é referida uma viagem pelo Médio Oriente, durante a qual o CEO da LG Electronics decidiu produzir um telemóvel que fosse de encontro às necessidades do povo muçulmano. Este telemóvel tem a particularidade de tocar 5 vezes ao dia, nos momentos específicos de oração, e possui uma bússola que indica a direcção para Meca.

Numa outra visita, à Índia, S.S. Kim teve a ideia de produzir um frigorífico que contemplava uma área maior para os vegetais e legumes e um pequeno congelador, considerando mais uma vez as características de uma nação maioritariamente vegetariana.

Ambos os produtos foram grandes êxitos nos respectivos mercados, contribuindo simultaneamente a sua reconhecida tecnologia de ponta, design arrojado e estratégia de marketing global.

A LG é o maior produtor de aparelhos de ar condicionado, microondas, LCD TV’s e leitores de DVD, tendo as suas vendas crescido 35% em 2003 e 27% em 2004, para mais de 31 biliões de dólares. É também o fabricante de electrodomésticos com maior lucro no mundo, com uma margem de 8%.

Segundo a «Newsweek», S.S. Kim foi responsável pelo desenvolvimento de negócios na área dos telemóveis 3G, através da assinatura de um contrato que permitiu o fornecimento de 4 milhões de telemóveis 3G para a Hutchison Whampoa. Simultaneamente, foi assinado um contrato com a Orange em França.

Nos EUA, onde a LG era identificada como uma marca de baixo custo, as vendas dos telemóveis estão a subir cada vez mais graças aos contratos com a Verizon e a Sprint. Com investimentos superiores a 100 milhões de dólares por ano para se posicionar como uma marca de renome nos EUA, a LG está a cumprir os seus objectivos naquele que é considerado um dos mercados mais competitivos.

No mesmo artigo, Criss Chun, analista da Meritz Securities considera que «Kim tornou-se no novo CEO da companhia, criando a visão de que a LG também pode estar no pelotão da frente».

Anteriormente, o CEO da empresa foi nomeado pela «Business Week» como uma das 25 estrelas da Ásia, em 2003, como consequência do seu papel fundamental no aumento de influência da LGE no mercado global de electrodomésticos. O artigo da «TIME», em Junho de 2004, foi o segundo a colocar a LGE no topo como reflexo do primeiro lugar alcançado a 21 de Junho numa edição especial do Business Week’s Info Tech 100.