Skip to main content

NFC, pagamentos via telemóvel com vulnerabilidades?

NFC, tecnologia que permite pagamentos através do telemóvel pode ter vulnerabilidades. Hacker alerta para riscos de efectuar pagamentos com telemóvel.

A tecnologia NFC, – Near Field Communications – que permite transferir dados e efectuar pagamentos a partir do telemóvel ou smartphone, entre outras funcionalidades, poderá ser menos segura do que se pensa.

Charlie Miller, um reputado hacker, anunciou que irá demonstrar o quão perigoso pode ser efectuar pagamentos através de um dispositivo móvel – o motivo, de acordo com o BGR, são as diversas vulnerabilidades que Miller terá encontrado durante a utilização desta tecnologia.

NFC, pagamentos via telemóvel com vulnerabilidades?

Em entrevista ao Dark Reading, o hacker refere que é possível interceptar «o teu dinheiro ou o teu cartão de crédito», sendo inclusive possível «controlar o telefone» graças ao chip ou às suas funcionalidades.

A NFC é uma tecnologia que tem vindo a assumir cada vez mais popularidade, especialmente nos EUA – o facto de permitir efectuar pagamentos através do smartphone já motivou serviços como o Google Wallet, o qual já terá sido alvo de hackers que encontraram diversas vulnerabilidades.

E os leitores? Até que ponto confiam num sistema que permite fazer pagamentos e possíveis operações bancárias no vosso smartphone/telemóvel? Deixem-nos o vosso feedback.