• Início
  • Mobile
  • No Brasil, a Nokia e a Motorola lideram o mercado das reclamações

No Brasil, a Nokia e a Motorola lideram o mercado das reclamações

A Procon divulgou uma lista das fabricantes de telemóveis com mais reclamações em 2012, nas quais se destacam pela negativa a Nokia e a Motorola.

No Brasil, a Nokia e a Motorola lideram o mercado das reclamações‘O cliente tem sempre razão’, uma velha máxima à qual a Nokia e a Motorola deveriam prestar especial atenção, pelo menos no mercado brasileiro. É que estas duas fabricantes de telemóveis lideram o ranking da Procon, atribuído às empresas deste sector que mais reclamações motivaram em 2012. O que os dados parecem indicar, contudo, é que a questão não está propriamente no número de reclamações, mas também no seu índice de solução – índice esse onde as duas lideres parecem ficar atrás da concorrência.

Ao todo a Motorola foi a empresa que mais reclamações recebeu dos seus consumidores brasileiros no ano passado, liderando com 788 reclamações e um índice de solução de apenas 53%. Segue-se a Nokia com 624 reclamações e um índice de solução de 66%. Atentemos às posições seguintes – a Samsung, que em número de reclamações ocupa o terceiro lugar com 567 reclamações registadas em 2012, apresenta como contrapartida um índice de solução de 95%, o mais elevado de todo este ranking. Já a Apple parece ter ficado abaixo das 100 reclamações, embora o seu índice de solução também deixe muito a desejar – apenas 52%, o mais baixo da lista.

Não deixam de ser resultados interessantes de observar – se por um lado há empresas com números de reclamação baixíssimos, por outro a capacidade de dar resposta à questão de um consumidor também deveria importar às empresas. Se tivermos que avaliar a combinação entre estes dois elementos a respeito do mercado brasileiro, tanto a LG como a Sony parecem ser as empresas mais ‘equilibradas’ deste índice, apresentando números de reclamações razoáveis e índices de solução acima dos 70%.

Alguma vez tiveram alguma reclamação a fazer relacionada com o vosso telemóvel? Qual foi o motivo? Como é que foram tratados pela empresa responsável? Deixem-nos o vosso feedback!

Tivemos acesso a este gráfico através da Infomoney.com.br

No BRasil, a Nokia e a Motorola lideram o mercado das reclamações