Nokia 3650: revolução no teclado

A Nokia apresentou um novo modelo com câmara fotográfica digital incluída. O 3650 surpreende pelo teclado.

O que continua a ser um handicap por resolver já que, na previsão do P800 da SonyEricsson, o primeiro modelo da joint-venture a ser apresentado com câmara digital incorporada, a resolução anunciada está no limite da internet, o 800×600, o que será um forte argumento em desfavor do 3650. Porém, permite a gravação de ficheiros MP4, reproduzidos no próprio aparelho ou em leitores da Real Audio e Real Video (também em computador).

Mas se peca por defeito no capítulo da resolução, a Nokia parece ter quebrado com todas as tradições em termos de design, ao qual se vinha mantendo fiel desde há alguns tempos. Como é facilmente notória a diferença, o seu teclado foge a todos os padrões até agora seguidos e entra no campo do circular, fazendo lembrar o “Jog Dial”, dos velhos videos VHS da Sony! A sua forma oval na base do terminal confere-lhe um aspecto atraente, muito embora o campo da estética seja sempre subjectivo. Mas a constante preocupação com o look do telemóvel vê-se por pequenos pormenores, que não foram deixados ao acaso: também terá a sua colecção de tampas do sistema Xpress-on, o que define desde logo o público para o qual está dirigido o terminal.

Com 139 cc (130x57x26mm) e 130 gramas de peso, o novo 3650 apresenta-se de série com uma bateria de lítio ionizado, com autonomia para 2,5 até 4 horas de conversação ou entre 150 a 200 horas em stand-by. Opera em sistema de rede tri-band (900/1800/1900Mhz) e não foram esquecidos os dispositivos necessários a uma boa comunicação com o exterior, como é o caso dos infra-vermelhos e do bluetooth, assim como os toques polifónicos, suporte a JAVA, protocolo de e-mail POP3, SMTP e IMAP4, para além das mensagens MMS e SMS.

Para as informações, pode consultar o endereço da Nokia, onde é possível ver o modelo a três dimensões sob o ângulo que mais lhe convier.

Veja os detalhes do modelo no nosso expositor