Nokia 6108: uma pérola para a Ásia

A Nokia lançou exclusivamente para o mercado asiático o modelo 6108, que vai funcionar como PDA em termos de reconhecimento de caracteres.

Curiosamente, este terminal é o primeiro da marca finlandesa que faz lembrar os modelos da Ericsson nos seus primeiros tempos, das referências GF, bem como nos T10, T18, T20, T29 e T39, com o teclado a abrir em forma de tampa. Uma característica que até podia ser interpretada como um retrocesso da Nokia, não fosse o facto da Ericsson ter granjeado grande simpatia com tais modelos na grande maioria dos mercados asiáticos – mais particularmente na China -, o que deverá ter sido entendido pela marca finlandesa como um ponto forte a explorar em futuros modelos exclusivos para a Ásia.

Aliás, a técnica do teclado em tampa permite colocar a célula de reconhecimento de caracteres escritos por baixo, conforme a solução que a SonyEricsson também adoptou no P800 para transformar o telemóvel numa verdadeira agenda electrónica. É tri-band, suporta sistemas de rede GPRS (da classe 6) e HSCSD e tem um ecrã de 4096 a cores, com 128×128 pixels de área. Pesa 98 gramas e as suas dimensões são de 106×46,4x26mm, com 82 cc.