Seria apenas uma questão de tempo, supomos, mas agora foi a própria Nokia quem o admitiu: o Symbian morreu. De acordo com a fabricante finlandesa, que recentemente divulgou os seus resultados financeiros relativos ao último trimestre fiscal de 2012, o Nokia 808 PureView terá sido o derradeiro dispositivo Symbian da empresa.
Durante a nossa transição para o Windows Phone, ao longo de 2012, continuámos a desenvolver dispositivos baseados em Symbian. O Nkia 808 PureView, um dispositivo que representa as nossas capacidades em tecnologias de imagem e que chegou ao mercado a meio de 2012, foi o último dispositivo Symbian da Nokia.

E a verdade é esta: antes do Android ou o iOS, foi o Symbian quem desempenhou o papel mais importante dentro do segmento dos telemóveis nos dez anos que antecederam a popularidade daqueles que são agora os seus principais concorrentes – importância que começou a perder a partir do momento em que os touch screens se tornaram numa tecnologia cada vez mais generalizada.
Mas não deixamos de olhar para trás com uma certa nostalgia – afinal, ainda parece que foi ontem que tivemos o nosso primeiro Nokia 1100.