Nokia adere aos cartões SD

Os telemóveis da marca vão ser compatíveis com os cartões de memória «Secure Digital».

O líder de mercado dos telemóveis decidiu alargar a sua oferta de cartões de memória com a introdução do cartão SD, um dispositivo amovível de armazenamento de dados do tamanho de um selo de correio. Mas a aposta do gigante finlandês é na complementaridade do seu portafólio de produtos com cartão memória flash, pelo que, apesar de se ter tornado membro da SD Card Association, continuará a suportar também os MultiMediaCards (MMC), os cartões mais utilizados em equipamentos da Nokia.

Aliás, os slots para cartões SD são compatíveis com os MMC e é de salientar que estes últimos possuem algumas vantagens face aos SD, nomeadamente o facto de estarem livres de direitos de copyright, o que os torna mais baratos, e de funcionarem a uma voltagem mais baixa, o que significa maior autonomia para os telemóveis. Com os cartões SD, o utilizador ver-se-á impedido de realizar certas operações, como copiar para eles músicas e vídeos protegidos por direitos de copyright.

A introdução dos cartões de memória SD é considerada uma mais-valia nos produtos da Nokia com cartões de memória amovíveis, à medida que alcançam aceitação por parte do mercado de dispositivos móveis, câmaras digitais, câmaras de vídeo, PDAs, impressoras, televisão, entre outros aparelhos domésticos electrónicos.

Segundo Timo Poikolainen, vice-presidente para o Technology Marketing da Nokia, «adoptar tecnologias avançadas para criar novas plataformas compatíveis com os nossos serviços e dispositivos móveis é um passo natural na nossa estratégia de convergência digital». Este responsável descreve que «os cartões SD e MMC figuram no portafólio dos nossos produtos como componentes relevantes. Os dois possuem, indiscutivelmente, diversas vantagens. O cartão MMC foi especialmente criado para telefones móveis e incorporado em standards abertos, e pode ser utilizado gratuitamente sem necessidade de licença».

Por outro lado, «os cartões SD estão disponíveis em todo o mundo e permitem, sem qualquer problema, a troca de informação digital entre os equipamentos, disponíveis no mercado, que podem incorporar o cartão SD», diz também. Além disso – acrescenta – «existe uma maior exigência, por parte dos consumidores, no que diz respeito à implementação de tecnologia SD Card em dispositivos móveis».