Skip to main content

Nokia com sete novos modelos

A Nokia lançou no mercado oito novos modelos de telemóveis no mercado. É o GPRS a avançar à força toda.

O Nokia 2100 é um terminal mais vocacionado para mensagens de voz e texto acessível, destinando-se aos países onde a taxa de penetração móvel é mais baixa em todos os continentes, pelo que a grande maioria dos países europeus (incluindo Portugal) deverá ficar de fora do lote dos eleitos. Estima-se que este telefone móvel comece a ser comercializado durante o primeiro trimestre de 2003. Compacto e ergonómico, apresentando um visor com 96 x 65 pixels e com retro-iluminação que suporta até quatro linhas para uma melhor legibilidade, este modelo inclui screensavers animados, jogos e um editor de imagens que permite a criação personalizada de mensagens com imagens. Pesa 85g e integra baterias com capacidade de 2h – 3h20m em conversação e 50h – 150h em modo standby.

O 5100 vem ocupar um lugar na categoria que a própria marca designa de “Active”, reflectindo a tendência que estes conjugam, entre durabilidade, lifestyle e funcionalidade tri-band. Também este modelo vem com ecrã a cores e suporte tecnologia Java e funcionalidade MMS num design concebido para inspirar os utilizadores com um estilo de vida dinâmico. Prevê-se que esteja disponível durante o primeiro trimestre de 2003. Entre as novidades incluídas neste telefone estão o contador de calorias que possibilita ao utilizador calcular de forma aproximada as calorias gastas em determinada actividade, o altifalante que permite a utilização em modo mãos livres, o rádio FM stereo, o controlo automático do volume para compensar barulhos de fundo, e um medidor sonoro que revela o nível de ruído ambiente. Este telefone integra ainda termómetro e cronómetro. Pesa 104g e possui uma autonomia em conversação de 2h – 5h e em standby de 150h – 300h.

O Nokia 6800 é o primeiro terminal da Nokia optimizado para um input de texto eficiente. O seu design confere aos profissionais móveis as vantagens de um teclado completo, de fácil utilização, que permite a gestão da informação pessoal e a transmissão de mensagens. Também com ecrão a cores, este terminal suporta SyncML, e-mail, rádio FM stereo, tecnologia Java e MMS. Estará disponível no primeiro trimestre de 2003 na Europa, África e Ásia. Através do conector Pop-Port, este telefone suporta o novo Nokia Camera Headset, um outro acessório que a marca finlandesa apresentou juntamente com os seis novos modelos.

O Nokia 6100 é o mais recente lançamento da categoria “Classic” da Nokia. Concebido para os profissionais móveis e de dimensões reduzidas, este telefone integra um leque abrangente de características que incluem um visor de elevada qualidade, tecnologia Java e MMS. Este equipamento funciona sobre redes GSM/GPRS 900/1800/1900 e será comercializado antes do final deste ano na Europa, África e Ásia Pacífico e no início de 2003 no continente Americano.

Já o 6100 incorpora uma aplicação carteira electrónica móvel, mobile wallet, que permite aos utilizadores realizar transacções de forma conveniente e fiável via WAP. O módulo de segurança – Wireless Identity Module (WIM) – permite ao utilizador assinar digitalmente a sua transacção e inclui Wireless Public Key Infrastructure (WPKI), uma das ferramentas de segurança para tecnologias móveis. Com um volume de apenas 60cc e um peso de 76g, o Nokia 6100 apresenta um tempo de conversação máximo de 6h e um tempo de standby máximo de 320h.

Para a gama dos “selectos”, a Nokia apresenta o 8910i. Consegue reunir materiais genuínos, funcionalidade e design, oferecendo MMS, Java, tecnologia wireless Bluetooth, HSCSD e GPRS. O revestimento em titanium dá ao telefone uma aparência leve mas bastante resistente. O teclado pode ser acedido mediante um mecanismo de abertura automática através de uma tecla exterior. O Nokia 8910i pesa 112g, tem uma autonomia máxima de 4h30m em conversação e 300h em standby e prevê-se que esteja à venda no primeiro trimestre de 2003, disponível nos mercados europeu, africano e asiático.

Resta apenas o 7250, que é o primeiro da categoria “Fashion” a integrar uma câmara. Este modelo permite criar mensagens multimédia através da câmara CIF integrada, optimizada para visores compactos, como o visor de 128 x 128 pixel deste modelo. A aplicação mobile wallet e o browser WAP permitem transacções online fiáveis. A integração de SyncML permite que os dados pessoais calendarizados, o livro de endereços e a lista de tarefas possam ser sincronizados através de um servidor de rede. O Nokia 7250 pesa 92g apresentando um tempo de conversação máxima de 5h e um tempo standby máximo de 300h e a sua comercialização está prevista para o primeiro trimestre de 2003 na Europa, Ásia, África e continente americano.

Quanto à Nokia Observation Camera, é um equipamento que permite a requisição e recepção de informação de forma remota. Para tal, procede-se ao envio de uma mensagem para esta câmara que pode estar instalada em vários locais. Ao receber a mensagem requerida a câmara envia a imagem para o número de telefone móvel ou endereço de e-mail definido. Este equipamento estará disponível no segundo trimestre de 2003 na Europa, África e Ásia. Há ainda a Camera Headset HS-1C combina uma câmara digital e headset melhorados para os telefones móveis da Nokia compatíveis com o interface de conexão Nokia Pop-Port. Este equipamento permite aos utilizadores enviar imagens digitais como MMS com texto, imagem e áudio e será comercializado em Dezembro de 2002.