Skip to main content

Nokia domina smartphones

Fabricante finlandês está bem à frente da PalmOne.

Depois de um estudo da Strategy Analyics ter atribuído a liderança à Nokia com 33% de quota de mercado, o Canalys vem afirmar que o fabricante nórdico detém uma parcela superior a 45% no segmento dos smartphones.

O estudo mais recente indica que, no último trimestre de 2004, foram vendidos mundialmente cerca de 11 milhões de smartphones, dos quais 4,9 milhões (45%) eram da Nokia (veja no nosso expositor os modelos da marca clicando aqui), 1,5 milhões (13,8%) da PalmOne, 0,86 milhões (8%) da HP e 0,8 milhões (7,6%) do Blackberry da RIM. O estudo não faz referência à Sony Ericsson, que compete neste segmento com os P800 e P900.

Refira-se que o conceito de smartphone é, neste estudo, entendido em sentido lato, já que a fatia de mercado assegurada pela Nokia assenta numa grande variedade de modelos: não apenas o 6630 (habitualmente tido como o primeiro smartphone da marca) mas também o 6600 e os communicators 9300 e 9500, entre outros.

Aqueles dados têm também reflexo no campo do software, pois as vendas da Nokia e da PalmOne permitem aos sistemas Symbian e Palm OS garantir vantagem comercial sobre o Windows Mobile da Microsoft. E a solução Java/Linux do Blackberry da RIM marca também já posição no mercado dos smartphones que, no global do ano passado, contabilizou 40 milhões de unidades vendidas (num panorama de 600 milhões de telemóveis).