Nokia e Cambridge lançam Morph

Novo conceito de nanotecnologia

O Nokia Research Center e a Universidade de Cambridge acabam de lançar o conceito de nanotecnologia Morph, no âmbito da exposição “O Design e a Elasticidade de Pensamento”, patente ao público entre 24 de Fevereiro e 12 de Maio de 2008, no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.

O Morph é um conceito que demonstra de que forma os futuros dispositivos móveis podem ser elásticos e flexíveis, oferecendo ao utilizador a possibilidade de transformar o seu equipamento móvel numa grande variedade de formatos.

Este projecto coloca em evidência aquilo que é possível atingir com a evolução da nanotecnologia: materiais flexíveis, electrónica transparente e superfícies capazes de auto-limpeza.

Os materiais desenvolvidos no âmbito do projecto Morph poderão estar disponíveis para integrar alguns dispositivos móveis comerciais de topo-de-gama dentro de, aproximadamente, sete anos.

Contudo, a nanotecnologia poderá, futuramente, permitir o desenvolvimento de componentes mais baratos para os dispositivos móveis, oferecendo a possibilidade de integrar funcionalidades sofisticadas em equipamentos de gama mais baixa.