• Home
  • Mobile
  • Nokia e Ericsson começam a mostrar os seus trunfos

Nokia e Ericsson começam a mostrar os seus trunfos

De uma assentada só, as duas marcas apresentaram ao todo 7 novos modelos.

A Cebit arrancou ontem à tarde, mas os seus efeitos já se vêm fazendo sentir. Tanto é que os principais fabricantes já começam as mostrar os seus principais trunfos para tão importante feira.

No caso da Nokia, o pano foi levantado sobre o 3330, 6310 e 8310.

Em relação ao 3330, em tudo semelhante ao seu irmão mais velho, o 3310, contém uma série de novas funções de realce e que em muito contribuirão para o sucesso deste terminal, especialmente entre a camada mais jovem. Equipado de origem com o browser WAP 1.1, permitirá aos sócios do Club Nokia fazerem o download de screensavers animados e dois jogos, Snake II e Space Impact, e ainda um novo que já vem de origem, Bumper, que é nem mais nem menos um jogo de pinball. Para além de marcação por voz, possui ainda característcas como a possibilidade de vibração antes do toque.

O Nokia 6310 é apresentado como sendo o telemóvel ideal para executivos. Equipado com GPRS, este telemóvel pretende levar o conceito de estar ligado mais além. O objectivo é estar ligado 24 horas por dia, sendo o pagamento calculado pela quantidade de informação retirada. Equipado com o WAP 1.2 .1 e HSCSD (High-Speed Circuit Switched Data), que permitirá a transmissão de dados a uma velocidade na ordem dos 43.2 kbps e tecnologia Bluetooth, o 6310 será porventura uma fonte inesgotável e valiosa para a transmissão de dados.

O terceiro modelo apresentado pela marca finlandesa foi o 8310. Sendo um dos primeiros, a par com o 6310 a suportar a tecnologia GPRS, este terminal possibilita o acesso quase imediato aos serviços de Internet móvel. Uma das características que o diferenciam dos demais é o facto de possuir radio fm e um auricolar de duas saidas. E segundo a Nokia, esta função não interfere com nenhuma das outras, podendo funcionar simultaneamente. De registar que este modelo aposta muito no factor visual, com capas Xpress-on TM de duas cores com um aspecto translúcido.

Já a sua rival, a Ericsson, apresentou quatro novos modelo. A saber, o T29, que o Telemoveis.com já noticiou, o T20e, em tudo semelhante ao já disponível T20s mas segundo a marca, com melhoramentos, o T39 e o T68m.

Em relação ao T29, pouco mais há a acrescentar ao que já foi noticiado, exceptuando o facto de a Ericsson Portugal apontar Setembro como o mês do seu lançamento. O T20e apresenta algumas, poucas, diferenças em relação ao seu mano mais velho, um novo jogo: Catcher, 200 memórias (99 no T20s), um screensaver e animações progressivas durante certas funções do telefone.

O T39 é um modelo tripla banda com GPRS e HSCSD, para que a transferência de dados seja efectuada de um modo mais rápido. Uma das grandes mais valias deste móvel é sem dúvida alguma a tecnologia Bluetooth dísponivel de origem, possibilitando o seu interface com PC’s portáteis, PDA e outros através de ondas de rádios em vez do tradicional cabo. Outra das mais valias face à concurrência são as capacidades da sua bateria, em stand-by cerca de 300 horas, e em conversação mais de 11 horas.

Por fim, mas não em último o belíssimo T68m. Dos quatro é sem dúvida o mais atraente em termos visuais. Como topo de gama, reúne naturalmente todas as características incluídas nos outros modelos, tais como GPRS e Bluetooth, e chama a si mais um par de características que decerto o vão tornar apetecível aos olhos de muita gente. MMS, ecrã de 256 cores, leu bem, não é gralha , ecrã esse que se estende para certas opções. De ressalvar ainda o facto de se tratar de um terminal extremamente leve e pequeno, 89 gramas e 101x48x19mm de tamanho.

Veja aqui a secção Cebit, e a Press Release Oficial da Nokia.