A Nokia foi um dos primeiros fabricantes a querer explorar as possibilidade do novo formato de mensagens de telemóvel, o MMS (Multimedia Message Service). E os estudos vão dar, por certo, os seus frutos. A marca finlandesa assinou um programa de cooperação com o canal de desporto Eurosport, para o envio de mensagens multimédia aos telemóveis.
A ideia básica é simples: receber no seu telemóvel 3G, em forma de pequeno vídeo, por exemplo, o resumo do jogo de futebol que o seu clube realizou no fim-de-semana. Ou notícia dos treinos, ou de uma qualquer contratação de última hora, com imagens animadas da apresentação do jogador recebidas no seu telemóvel.
Para já, apenas o 9210 estará capacitado para receber este tipo de mensagens, uma vez que o único modelo da Nokia com ecrã a cores é o recém remodelado Communicator. Isto pode, igualmente, indiciar que outros modelos a cores do líder de mercado podem estar na calha.
Quanto ao serviço propriamente dito, a estruturação das mensagens está de tal forma bem montada que até por grupos podem ser divididas. Ou por modalidades, ou por secções de programação do próprio canal Eurosport ou, simplesmente, por opção própria do utilizador.
Os grandes testes vão ser os Jogos Olímpicos 2002, em Atenas. Será tanto um óptimo teste tecnológico como um bom ensaio financeiro, para ver se o público adere ou não. É que segundo confirmou Thomas Jönsson, gestor de comunicações da Nokia para a Escandinávia, o preço do MMS será “ligeiramente” mais caro que o tradicional SMS. Imagina-se…