• Home
  • Mobile
  • Nokia, Ericsson e Motorola vão despedir oito mil trabalhadores

Nokia, Ericsson e Motorola vão despedir oito mil trabalhadores

Quebras acentuadas no Nasdaq forçam empresas a redução de efectivos.

A aterragem súbita da economia americana, a falta de confiança por parte dos investidores, o fracasso da implementação do WAP e o atraso do desenvolvimento dos terminais para a 3ª Geração, são factores que parecem estar na origem na apresentação de planos de redução de custos, ontem, por parte da Ericsson e da Nokia.

O plano do grupo sueco consiste na redução dos custos de exploração em 20 mil milhões de coroas suecas, cerca de 2,245 mil milhões de euros. Isto irá traduzir-se no despedimento de 3 300 efectivos e no fecho das unidades de produção de Carlton e Scunthorpe, no Reino Unido, o que deverá acontecer no terceiro trimestre deste ano.

Já a Nokia irá proceder a uma redução de 300 a 400 trabalhadores e o plano, para já, ir-se-á aplicar à actividade de banda larga, onde o fabricante não tem grande experiência, e de onde serão seleccionados entre os efectivos desta divisão.

Last but no least, a multinacional Motorola irá também dispensar cerca de 4000 trabalhadores da divisão de soluções industriais e administração. Na Motorola o número de trabalhadores dispensados eleva-se assim, desde Dezembro, para 22 mil pessoas.

Este arrefecimento económico vem certamente na pior altura, já que as empresas de telecomunicações europeias estão já fortemente endividadas, devido essencialmente ao custo das licenças de UMTS.