• Início
  • Tecnologia
  • Nokia faz a primeira demonstração mundial duma rede multimédia baseada no IPv6

Nokia faz a primeira demonstração mundial duma rede multimédia baseada no IPv6

IPv6 Móvel permite grandes transmissões em Telefonia IP melhorando a qualidade do tráfego áudio em tempo real

Lisboa, 8 de Fevereiro de 2001 – A Nokia, o maior fornecedor mundial de telefones móveis e líder de redes móveis e fixas e comunicação de dados sem fios, incluindo os serviços ao cliente, bem como o fornecimento de soluções e produtos para comunicação de dados sem fios, fixa ou móvel, terminais multimédia e monitores de computadores, acaba de efectuar a primeira demonstração mundial do IPv6 (Protocolo Internet versão 6) Móvel com capacidade IP multimédia.

Apresentada no Fórum Global IPv6, em Madrid, a plataforma é a primeira a mostrar como o IPv6 Móvel permite grandes transmissões em Telefonia IP melhorando a qualidade do tráfego áudio em tempo real. Outra das vantagens significativas é a possibilidade de reservar níveis de qualidade para diferentes fluxos de tráfego.

Esta apresentação mostrou uma rede funcional em miniatura baseada no IPv6, com melhoramentos significativos em comparação com o protocolo IPv4 actual, para além de comprovar a compatibilidade entre as duas versões, essencial na transição para a Internet móvel.

Asko Rasanen, Responsável pelo Programa IPv6 da Nokia comentou a propósito que: “esta é mais uma estreia da Nokia a nível mundial, provando que o IPv6 é um dos elementos chave para o sucesso da Internet Móvel.”. O mesmo responsável acrescentou ainda que: “Este é um passo significativo em relação à intenção da Nokia fornecer redes que se adaptem às evoluções que vão surgindo, em diferentes ambientes de acesso. Permitiu ainda mostrar a funcionalidade do IPv6 Móvel bem como a sua capacidade para aceitar aplicações neste ambiente móvel de evolução rápida.”

O alargamento do espaço de endereço no IPv6 de 32 para 128 bits, uma das suas vantagens mais visíveis, fornece capacidade suficiente para criação de um endereço IP correspondente a cada dispositivo existente à face da terra. Um modo de utilização melhorado e uma maior possibilidade de escolha nos parâmetros de Qualidade de Serviços são ainda outras das vantagens do IPv6, que permite uma instalação plug-and-play de dispositivos Internet.