A chegada da versão beta dos mapas Nokia HERE está prevista para Outubro e deverá coincidir com a chegada ao mercado do Gear S, o novo relógio inteligente da Samsung (que não opera sob Android, mas sim Tizen – um sistema operativo da Samsung). No Gear S os mapas vão contar com navegação assistida e serão capazes de sincronizar rotas com aparelhos compatíveis.
Uma das características diferenciadoras deste serviço passa pela possibilidade de poderem ser utilizados offline, não requerendo uma ligação à internet. Para tal o utilizador só tem que descarregar os mapas para o seu smartphone, para poder utilizá-los sempre qjue necessitar.
Além da navegação assistida, o serviço da Nokia também disponibiliza informações de trânsito em tempo real, bem como informações sobre transportes públicos, em mais de 40 países.
A adopção de uma alternativa aos mapas da Google, bem como a aposta num sistema operativo próprio, sublinham o compromisso da Samsung em reduzir a sua dependência do Android e do ecossistema da gigante norte-americana.