• Início
  • Mobile
  • Nokia introduz novo terminal GPRS e ferramentas de suporte para M2M

Nokia introduz novo terminal GPRS e ferramentas de suporte para M2M

Apresentação de novos produtos engloba novas edições do software M2M Gateway e o terminal GPRS Nokia 30.

A Nokia deu recentemente a conhecer, na Systems Fair realizada em Munique, Alemanha, uma série de novos produtos e ferramentas de suporte para a sua plataforma M2M.

A família de plataformas avançadas M2M consiste nas novas edições do software M2M Gateway, da Nokia, bem como num terminal GPRS, o Nokia 30. A Nokia fornece ainda, ao crescente número de criadores de aplicações, um conjunto de ferramentas de suporte como o M2M Application Development Kit (ADK).Nokia 30

M2M (máquina-para-máquina ou móvel-para-máquina) combina telecomunicações e tecnologias de informação para automatizar os processos de negócios, integra o activo da empresa com o seu sistema TI, e permite a criação de serviços de valor acrescentado. A Plataforma M2M pode ser implementada numa variedade de ambientes de soluções e aplicações como segurança e vigilância, leitura automática de assistência e manutenção de equipamento, venda, serviços públicos de transportes, gestão de frotas, automatização do processo industrial e telemedicina.

Hannu Huttunen, Vice-presidente, Special Products, Nokia Mobile Phones, comentou, a este propósito que: “a actividade M2M está a crescer rapidamente. O novo Nokia 30 permite aos criadores tirar partido de todos os canais de transmissão possíveis para emissão de dados através de uma rede GSM. Este pequeno e atractivo terminal GPRS é fácil de instalar, como uma peça de uma infra-estrutura já existente, sendo também fácil de integrar com diversas aplicações. Prevemos que, no futuro, os produtos activados através do M2M se tornem cada vez mais comuns e que sejam, na maior parte das vezes, integrados logo na fase de montagem do dispositivo principal. Juntamente com o M2M Gateway e as ferramentas de suporte que o acompanham, o Nokia 30 oferece uma proposta atractiva e valiosa e um modelo de negócios tanto para empresas como operadores e integradores de sistema”.

A Plataforma M2M, da Nokia, baseia-se em middleware e arquitectura de comunicação aberta e de aceitação generalizada, suportando tecnologia standard GSM com uma elite de canais de transmissão sem fios. Os interfaces abertos facilitam um fácil desenvolvimento, funcionamento e manutenção de diversos serviços e aplicações M2M, e fornecem uma via fácil de actualização em termos de tecnologias futuras. O M2M ADK, da Nokia, consiste num conjunto de ferramentas para criação de aplicações que utilizam a Plataforma M2M, os quais funcionam sem quaisquer problemas com os produtos M2M.