Nokia investe em plataforma polivalente

A Nokia anunciou ontem que tem tudo acertado para a aquisição da Eizel Technologies, uma empresa que desenvolve soluções informáticas polivalentes.

O negócio vai ser feito através de uma fusão entre acções das duas empresas e vai envolver uma verba a rondar os 21 milhões de dólares, integrando a Eizel o grupo da Nokia Internet Communications, da holding Nokia Ventures Organization. «Um dos pontos estratégicos da Nokia é oferecer cada vez mais mobilidade às empresas e esta aquisição é um passo significativo nessa direcção», explica John Robinson, vice-presidente sénior da Nokia Internet Communications. «A Eizel tem uma solução inovadora que estabelece um novo padrão para acessos wireless seguros, em tempo real, a qualquer conteúdo relevante na Internet ou intranet em qualquer lugar e a qualquer momento», aponta.

Segundo o mesmo responsável da Nokia, a solução da Eizel é única pois não necessita de alterar a fonte dos conteúdos ou de instalar qualquer aplicação adicional à máquina do cliente. Disponibiliza os conteúdos formatados de forma a serem acedidos por qualquer dispositivo móvel, preservando as suas características e formatos de Internet.

A Eizel trabalha com ciências tecnológicas avançadas como a inteligência artificial, máquinas em aprendizagem, reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural para resolver problemas de acesso universal a conteúdos. Emprega actualmente 26 trabalhadores e foi fundada em 2000 por cientistas da Carnegie Mellon Univeristy.