Nokia lança 3310

O novo modelo inclui a possibilidade dos utilizadores conversarem entre si, através do envio e recepção de mensagens SMS alteradas.

A Nokia anunciou hoje na Alemanha o seu novo modelo, o Nokia 3310, que inclui a função de “chat” entre telemóveis, através de mensagens de texto. Esta nova particularidade representa a adopção de uma aplicação bastante popular da Internet (o “chat”) para os telemóveis e permitirá que os utilizadores conversem entre si, utilizando para isso o sistema SMS. Segundo o comunicado da Nokia, o terminal deverá encontrar-se à venda no último trimestre deste ano e é destinado a “pessoas jovens de idade e de espírito”.

O sistema é baseado no SMS e permite receber e enviar mensagens de conversa, quando o telefone está em modo de “chat”. O 3310 tambem permitirá enviar mensagens de conversa para um telemóvel que não esteja equipado com esta opção, com o texto a ser apresentado como se fosse uma mensagem SMS normal. A Nokia afirma que a função de “chat” será rápida, fácil e dará a possibilidade de a identidade do utilizador de permanecer anónima se assim o desejar. O terminal suporta a troca de mensagens entre dois utilizadores e caso o operador disponha do serviço Nokia FriendsTalk (também lançado hoje) é possível que várias pessoas estejam à conversa entre si ao mesmo tempo.

As outras características do 3310 incluem um peso de apenas 133 gramas e capacidade “dual band”, permitindo-lhe operar nas redes de 900 e 1800 MHz, e também pode utilizar as redes GSM extendidas (EGSM). A bateria NiMH padrão permite quatro horas e 30 minutos de tempo de conversação ou cerca de 260 horas em “standby”. Outros extras do terminal incluem: a possibilidade de escrever mensagens SMS com um tamanho três vezes superior ao normal que depois são enviadas separadamente; o envio de imagens para outros telemóveis Nokia que permitam esta opção; dois novos jogos, Space Impact e Bantumi; o sistema de teclas Navi Key e a capacidade de fazer “downloads” de “screensavers”, toques e outros.