Nokia lança modelo para o mercado japonês

Chama-se J-NM01 e trata-se de um modelo com características diferentes daquelas a que a marca finlandesa nos habituou.

A Nokia e a Ericsson têm tentado penetrar no mercado japonês do i-mode, mas em vão. Parece que ninguém consegue competir com os terminais japoneses, leves e de espessura diminuta e aplicações especialmente direccionadas para esta tecnologia.

Mas há medida que os fabricantes japoneses estão a trabalhar em versões GPRS dos seus telefones, a Nokia aproveitou a deixa e introduziu discretamente o J-NM01 no mercado nipónico, mais propriamente para o rival do i-mode da NTT DoCoMo, o J-Phone da Japan Telecom Co. Ltd. Este lançamento foi muito pouco publicitado, e descobrir informação sobre este modelo não é tarefa fácil, especialmente se não se for fluente na língua do sol nascente.

Pouco se sabe sobre este modelo, excepto que apresenta um monitor a cores para poder suportar imagens de vídeo, altifalantes de alta definição  para música e uma camera de vídeo incorporada.

O J-NM01 em nada se parece com os restantes modelos da Nokia, o que levanta questões como, será que foi mesmo desenvolvido pela marca finlandesa? Ou foi um fabricante asiático que o produziu, sob alçada da Nokia?  Seja como for, tem o selo da Nokia e tem um design alternativo, e, quanto mais não seja pela diferença, seductor.