Nokia lança terminal com TV (actualizada)
- Pedro Matos Trigo
- 02/11/2005
- Internet, Mobile, Tecnologia
A Nokia confirmou hoje que vai aumentar a gama N com mais três modelos, alguns dos quais o Telemoveis.com avançou já há quase dois meses.
As novidades foram apresentadas na Nokia Mobility Conference, que decorre hoje e amanhã em Barcelona e em Espoo (Finlândia), destacando-se o N92 que permitirá ter a televisão ao vivo no bolso e de um modo tão fácil como no sofá, tal como aponta o fabricante.
O primeiro terminal com receptor DVB-H a nível mundial, que chegará aos mercados europeus em meados do próximo ano (preço previsível de 600 euros), assenta no sistema operativo Symbian S60 3ª edição e chama também a atenção devido ao seu aspecto completamente diferente do que é habitual, com o seu generoso ecrã luminoso e horizontal QVGA a 16 milhões de cores, complementado com uma série de teclas dedicadas para as funções multimédia.
O N92 suporta também o novo browser de Internet da Nokia com Mini Map, além de integrar igualmente a gama XpressMusic, isto é, o lote de equipamentos da marca especialmente concebidos a pensar na música. Assim, a sua memória pode chegar até aos 2GB com cartão, permitindo guardar até 1.500 temas musicais. Acresce um rádio FM, bem como câmara digital de 2 megapixéis e conectividades Wi-Fi, infra-vermelhos, Bluetooth e USB 2.0, o que possibilita a ligação fácil ao PC.
Ferramentas profissionais no lazer
Antes do N92, porém, já no primeiro trimestre de 2006, será lançado o N80 que tenta conseguir o equilíbrio entre um uso profissional e de lazer, sendo que as suas principais características são a compatibilidade com WLan e o facto de ser o primeiro telemóvel do mundo com suporte para a tecnologia UPnP (Universal Plug and Play).
Neste último caso, o novo Nokia permite interagir com os equipamentos domésticos, seja a nível de controlo remoto da TV ou da conectividade com o PC. Assim, por exemplo, imagens e vídeos guardados no Nokia N80 ou no PC podem ser vistos no televisor, o mesmo acontecendo relativamente à aparelhagem áudio lá de casa e também quanto à impressora. Tudo comandado a partir do telemóvel
Por outro lado, o N80 é um quadribanda 3G (WCDMA 1900/2100), WLAN, EDGE e GSM (850/900/1800/1900 MHz), o que faz dele um terminal de uso praticamente possível em todo o mundo.
Ecrã de 352×416 pixeis a 262k cores, video streaming (MPEG4 AVC), câmara digital de 3 mpx, memória interna de 40 MB que pode ser expandida até 2GB com cartão miniSD, rádio FM e conectividade USB são outras das características deste novo equipamento, que traz igualmente a marca Xpress Music da Nokia e deverá custar aproximadamente 500 euros.
Multimédia e Internet
Por último, a casa finlandesa apresentou o N71 que pretende conjugar entretenimento instantâneo e de bolso com rapidez de acesso Internet. Este terminal 3G de formato tipo «concha» apresenta um ecrã QVGA de alta resolução (320×240 pixeis a 262k cores), uma câmara de 2 mpx e suporta igualmente o novo Nokia Web Browser com Mini Map, além de dispor de rádio FM e entrada para cartão miniSD de modo a subir até 2GB a memória e permitir guardar 1.500 músicas.
Entre as funcionalidades e potencialidades do novo membro da gama N, cujo preço esperado é de 400 euros, contam-se ainda as conectividades USB, Bluetooth e infra-vermelhos, além de email, SMS e MMS.