A Nokia apresentou hoje, em Nova Iorque, o Nokia Lumia 1020, um smartphone Windows Phone equipado com uma câmara digital PureView de 41 MP. E o que há a saber sobre a câmara digital do Lumia 1020?
O Nokia Lumia 1020 é definitivamente um camera phone
O maior destaque do Nokia Lumia 1020 é definitivamente a sua câmara digital: um sensor enorme e largo aliado ao software de processamento de imagem da Nokia (PureView). A câmara inclui seis lentes Carl Zeiss e permite, entre outras funcionalidades, tirar uma fotografia com o Zoom activado sem que haja perda de pixelização ou de qualidade na imagem.

Mas eis que as coisas começam realmente a ficar interessantes: além do zoom de alta definição, o Nokia Lumia 1020 inclui também dois tipos de Flash diferentes: um LED e um Xenon, que permitem tirar óptimas fotografias em condições com muito pouca luminosidade. De fora não ficou o formato vídeo: o Nokia Lumia 1020 filma em Full HD (1080), a 30 frames por segundo.
Especificações técnicas oficiais do Nokia Lumia 1020
Como seria de esperar, o Nokia Lumia 1020 corre Windows Phone 8 e vem equipado com um ecrã AMOLED de 4.5 polegadas (com Gorilla Glass 3), uma bateria de 2000 mAh, processador dual-core de 1.5 GHz Snapdragon S4, 2 GB de RAM e 32 GB de espaço de armazenamento. O Lumia 1020 suporta ainda wireless charging – carregamento de bateria sem fios – mediante uma capa de protecção especial, comercializada separadamente.
“Queremos convidar as pessoas a iniciarem uma viagem, captando imagens, gravando momentos e partilhando as suas vidas“, afirmou Stephen Elop, director executivo da Nokia, durante a apresentação. “O Nokia Lumia 1020 dará um novo significado às imagens, reforçando a liderança da Nokia neste domínio“.
O Nokia Lumia 1020 vai estar disponível no mercado norte-americano a partir do dia 26 de Julho, por 299 dólares. Será exclusivo do operador norte-americano AT&T. Segue-se a China e o mercado europeu, ainda durante o terceiro trimestre de 2013. Estamos a aguardar por informações relativas aos preços recomendados para o mercado português.
