Skip to main content

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

O Nokia Lumia 720 é um Windows Phone de média gama com o qual tivemos oportunidade de passar algum tempo. Saibam qual é a nossa opinião!

O Nokia Lumia 720 é apenas mais um dos vários dispositivos da nova geração de Windows Phones da empresa finlandesa. Este smartphone em questão está actualmente disponível por preços que rondam os €370 e situa-se na gama média da oferta da Nokia, o que comparativamente aos Nokias Lumia 620 e 820 nos puxa algumas questões: a que tipo de consumidor se destina o Nokia Lumia 720 se a sua diferença de valor face ao Nokia Lumia 820, um modelo superior e com especificações ligeiramente superiores, é mínima? E quem irá pagar mais de €300 por este smatphone quando o seu irmão mais pequeno – o Nokia Lumia 620 – apresenta especificações também elas semelhantes, mas por quase metade do preço? 

Independentemente de tudo, o tempo que passámos com este smartphone revelou-se incrivelmente agradável e interessante. Os motivos estão enumerados já a seguir.

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

O Nokia Lumia 720 é um Windows Phone 8 elegante

Se há algo que sempre caracterizou a Nokia e os seus produtos foi o design e a qualidade de construção. O Nokia Lumia 720 definitivamente não é uma excepção à regra e apresenta-se como uma peça única, ou seja, não apresenta cobertura de bateria removível. Isto significa que para inserirmos o microSIM ou o microSD temos que recorrer às ranhuras exteriores que este smartphone disponibiliza, ao lado de outras características como a entrada para auscultadores ou a saída microUSB.

Elegância também é uma palavra que pode definir o Nokia Lumia 720, mesmo que seja um smartphone de média gama. Este aparelho tem apenas 9 mm de espessura e, mesmo não sendo o smartphone mais fino do mercado, é definitivamente um pedaço de hardware bem arrumado e esteticamente apelativo. É fácil de levar connosco no bolso e pesa apenas 128g.

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

A ‘cara’ do Nokia Lumia 720

Não fugindo às tendências, a parte frontal do Nokia Lumia 720 é quase toda ela ecrã, embora aqui estejamos longe do glamour da alta definição – o Lumia 720 apresenta uma resolução de 800×480, com apenas ~217 ppi. Não é realmente a mais elevada do mercado, mas as 4.3 polegadas de ecrã revestido por Gorilla Glass compensam neste aspecto ao apresentarem os conteúdos que estivermos a ver de uma forma bastante agradável.

Mas há aqui um aspecto de frustração: comparativamente à gama anterior e, por sinal, bem mais barata (Lumia 620), o Nokia Lumia 720 apresenta essencialmente o mesmo ecrã. Que por sinal apresenta exactamente a mesma resolução que no Nokia Lumia 820, embora a tecnologia presente nesse Windows Phone seja AMOLED. É que se olharmos para as diferenças de preço entre os dispositivos, especialmente se dermos importância ao ecrã, torna-se frustrante, do ponto de vista do consumidor, conseguir tomar uma decisão.

Independentemente destes aspectos, um facto que definitivamente nos delicia neste ecrã é o facto de responder tão bem ao toque. Se alterarmos o seu nível de sensividade, por exemplo, conseguimos utilizá-lo inclusive com luvas calçadas, sem quaisquer problemas. Também o suporte para utensílios tipo stylus não nos apresentou quaisquer frustrações durante o tempo em que estivemos com este Windows Phone 8.

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

Windows Phone 8 e funcionalidades do Nokia Lumia 720

A proposta do Windows Phone 8 fascina-nos. Embora seja necessária alguma habituação, especialmente se estivermos habituados ao Android e ao iOS, o Windows Phone 8 é provavelmente o sistema operativo mais simples e user friendly do mercado mobile, com uma curva de aprendizagem realmente curta.

E no que é que o Windows Phone 8 assenta, essencialmente? Nas Live Tiles. É fácil mudarmos o tamanho das mesmas e, com isso, aceder a diferentes níveis de informação em tempo real. Isto é interessante pois permite-nos dar prioridade às aplicações que mais utilizamos e nos interessam, deixando para segundo plano as mais secundárias.

O maior problema do Windows Phone 8 talvez passe mesmo pelo seu ecossistema de aplicações e, se por um lado ainda não encontramos por cá nomes como o Instagram, por outro não podemos deixar de ficar felizes em saber que a Microsoft está a fazer um trabalho fenomenal em trazer todas as aplicações essenciais para o seu ecossistema. Isto significa que aplicações como o Facebook e o Youtube, além do Twitter ou do Spotify, entre outras, estão aqui presentes. Mas ainda há trabalho a fazer por parte da Microsoft no sentido de captar a atenção dos programadores para Windows Phone 8.

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

Hardware no Nokia Lumia 720

Não seria justo compararmos o hardware de um smartphone destes com o de um concorrente Android. É que o software é tão diferente e as suas exigências são tão contrastantes que simplesmente temos que olhar para as mesmas com uma certa distância uma da outra. Afirmamos isto por dois motivos: o primeiro, porque comparativamente a alguns concorrentes Android da mesma gama, o Nokia Lumia 720 apresenta hardware relativamente suave; o segundo, porque o Windows Phone 8 é bem menos pesado e exigente que o Android, o que se traduz numa performance também bem mais suave.

O Nokia Lumia 720 vem equipado com um processador dual-core de 1 GHz e 512 MB de RAM, o que à partida é suficiente para correr a grande maioria das aplicações disponíveis na loja do Windows Phone sem quaisquer complicações como arrastamentos. Não deixámos de considerar a quantidade de RAM algo frustrante, pois quis-nos parecer que a Nokia se limitou ao absolutamente essencial, sem quaisquer caprichos.

Em termos de aplicações, o Nokia Lumia 720 incluiu já algumas pré-carregadas como o serviço de mapas Nokia Here, com navegação assistida que se mantém funcional mesmo que não estejamos online. Só precisamos de descarregar os percursos que nos interessam uma vez de forma a utilizá-los sempre que desejarmos. Em relação a software como o Nokia Music, a diferença face a outros leitores de música não justifica um download propositado. De facto, por vezes achámos esta aplicação ligeiramente mais lenta do que desejaríamos, mas em geral não tivemos quaisquer problemas de performance.

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

Tirar fotografias com o Nokia Lumia 720 é um prazer, embora contido

Não podíamos esperar uma câmara digital de topo num smartphone de média gama, mas achámos a experiência de câmara no Nokia Lumia 720 absolutamente deliciosa, simples e viciante. Para começar, o Nokia Lumia 720 vem equipado com uma câmara de 6.7 MP, o que lhe confere uma qualidade acima dos típicos 5 MP de gamas como esta. Outros atractivos incluem as lentes Carl zeiss, o flash LED e auto-focagem, o que em termos puramente técnicos o coloca lado a lado com outros dispositivos da concorrência, embora com um sensor ligeiramente inferior.

Há funcionalidades interessantes que podemos ter em conta quando tiramos fotografias com o Lumia 720, que incluem as Windows Lenses – funcionalidades que podemos acrescentar – e que nos permitem adicionar novas opções, tais como o modo de fotografia rápida ou panorâmico.

A qualidade de imagem é bastante acima da média e, apesar de não ser uma câmara de 8 MP, a sua qualidade deixou-nos impressionados e satisfeitos. As cores e os contrastes das mesmas revelaram-se adequados e ainda permite gravar vídeos em HD (720). Tivemos oportunidade de gravar uma actuação ao vivo e ficámos ainda mais impressionados com a qualidade do som captado pelo Lumia 720, embora factores como a nossa localização devam ter contribuído de forma significativa para a sua qualidade final.

Nokia Lumia 720 em review no Telemoveis.com

Armazenamento e Autonomia de bateria

8 GB de memória parecem-nos, sinceramente, muito pouco para ter como espaço de armazenamento. Por outro lado sempre conseguimos complementar isto com um cartão microSD, que felizmente é suportado pelo Nokia Lumia 720 (que nos permite expandir a memória até 64 GB adicionais).

Conclusões sobre o Nokia Lumia 720

Para um dispositivo de média gama, o Nokia Lumia 720 apresenta-se como uma proposta bastante sólida, embora simultaneamente frustrante e confusa.

É sólida, pois apresenta uma câmara digital bem acima da média, com funcionalidades que podemos acrescentar e com uma qualidade de vídeo em alta definição, o que poderá satisfazer os utilizadores mais desejosos de registar visualmente o mundo à sua volta. Por outro lado também traz extras interessantes (Nokia Here e Office, por exemplo) aliados a uma boa qualidade de construção.

O Windows Phone 8, aoesar de ainda ter muito que subir para competir com o Android, é uma alternativa simples de utilizar, de fácil aprendizagem, esteticamente agradável e muito diferente de toda a concorrência actual.