• Início
  • Apps
  • Nokia Money – o novo serviço financeiro no seu telemóvel

Nokia Money – o novo serviço financeiro no seu telemóvel

A Nokia apresentou hoje na Finlândia o Nokia Money, um novo serviço financeiro móvel financeira permite uma gestão financeira e pagamentos a partir de um telefone móvel

Este novo serviço financeiro móvel foi criado para consumidores de serviços financeiros e que oferece aos dispositivos móveis, acesso a serviços financeiros básicos. Para muitos consumidores, esta será a primeira vez que irão ter qualquer acesso a tais serviços financeiros. O Nokia Money foi desenhado para ser simples e prático como fazer uma chamada de voz ou enviar um SMS. Servirá para os consumidores possam enviar dinheiro para outra pessoa, usando apenas o número da pessoa -do seu numero de telemóvel – bem como irá permitir aos comerciantes e clientes pagar por bens e serviços, pagar suas contas, ou recarregar os seus cartões SIM pré-pago (SIM top-up). Os serviços podem ser acedidos 24 horas por dia em qualquer lugar, o que significa economia de custos de viagem e tempo. A Nokia está a construir uma ampla rede de agentes Nokia Money, onde os consumidores podem depositar dinheiro ou retirar dinheiro das suas contas. 4 bilhões de telemóveis, mas apenas 1,6 bilhões de contas bancárias
Acreditamos que serviços financeiros móveis oferecem uma oportunidade de mercado com potencial de crescimento a longo prazo. Em muitos países, a posse de telemóvel ultrapassa significativamente o uso de conta bancária, o que sugere que muitos utilizadores pouco ou nenhum acesso a serviços financeiros básicos. Com mais de 4 bilhões de utilizadores de telemóveis e apenas 1,6 bilhões de contas bancárias, a demanda global por acesso a serviços financeiros representa uma excelente oportunidade para combinar dispositivos móveis com o simples mas poderoso serviços financeiros, como Nokia Money “, disse Mary McDowell, vice-presidente executivo e Chief Development Officer da Nokia.

Os pagamentos móveis serão o próximo passo para a prestação de serviços financeiros para centenas de milhões de pessoas, tanto urbanas como rurais, que são atendidas por meio de pagamento existentes, especialmente em economias emergentes.

Os consumidores rurais beneficiarão especialmente de transferências de dinheiro e, para os consumidores urbanos para serviços online, estamos a permitir que serviços como pagamento de contas de serviço público, compra de bilhetes de comboio e de cinema, top-ups, tudo possa ser pago com os seus telemóveis. O Nokia Money é simples de usar, seguro e disponível em redes de diferentes operadoras e, praticamente, em qualquer telefone móvel. Isto significa que milhões de novos consumidoresserão capazes em breve de gerir todas as suas necessidades financeiras no seu telemóvel“, disse Teppo Paavola, VP and Head of Corporate Business desenvolvimento da Nokia.

Construir um novo ecossistema de pagamentos móveis
O Nokia Money será operado em cooperação com a Obopay, um líder global no desenvolvimento de soluções de pagamento móvel, no qual a Nokia investiu no início deste ano. O serviço, baseado na plataforma Obopay de pagamento móvel, sofreu desenvolvimentos recentes para a adaptação para os equipamentos móveis. A Nokia prevê que o serviço seja aberto e interoperável com outros serviços de pagamento também.

A Obopay partilha a visão da Nokia para trazer serviços financeiros móveis para milhões de pessoas no mundo. Estamos satisfeitos que a Nokia tenha optado pela plataforma Obopay’s. A posição da Nokia, líder de mercado, o reconhecimento de marca forte e canal de distribuição global, a utilizar a plataforma Obopay cde elementos móveis, significa que o serviço Nokia Money está bem posicionado para trazer a próxima geração de serviços de pagamento móvel para o mundo “, disse Carol Realini, fundador e CEO da Obopay.

Nokia Money é o resultado de uma colaboração poderosa que a Nokia está a estabelecer entre os diferentes parceiros em diferentes mercados em todo o mundo. Prevê-se trabalhar em parceria com operadores de rede móvel e de instituições financeiras, envolvendo os distribuidores e comerciantes num ecossistema dinâmico, de forma transparente para a prestação dos novos serviços.

Como resultado das parcerias inovadoras e do ecossistema global que estamos a estabelecer com o sector bancário e financeiro, bem como com os operadores, acreditamos que a Nokia vai trazer inclusão financeira para muitas pessoas que actualmente têm pouco ou nenhum acesso a serviços financeiros. Ao unir os pontos fortes destas indústrias de telecomunicações e de serviços financeiros, iremos mudar a forma como todas as pessoas poderão gerir o seu dinheiro no futuro “, acrescentou McDowell.

O serviço Nokia Money será apresentado pela primeira vez no Nokia World, no dia 2 e 3 de setembro de 2009, em Stuttgart, na Alemanha, e está previstoser implementado gradualmente aos mercados seleccionados, a começar no início de 2010.