Nokia passa testemunho
O anúncio oficial será feito no próximo dia 21 de Janeiro, em Paris, numa conferência de imprensa da marca finlandesa. O porta-voz da Nokia, Tapio Hedman, em declarações à agência Associated Press, disse não ter mais nenhum comentário a fazer, relativamente a esse assunto, remetende qualquer informação adicional para o comunicado da companhia para a próxima segunda-feira.
O certo é que já na sexta-feira o Wall Street Journal dava conta das intenções da Nokia, em passar o testemunho – através de uma soução interna – no mercado dos telemóveis de luxo. Isto é, concentrar a atenção da “casa mãe” no competitivo mercado dos telefones celulares de gama média, ainda para mais numa altura em que o sistemsa UMTS promete arrancar à força toda por essa Europa fora. E neste combate é notória uma certa desvantagem da marca finlandesa.
Segundo o Wall Street Journal, este projecto da Nokia já vem desde 1997 e tem sido liderado com algum secretismo por parte da marca finlandesa. Os telemóveis de luxo irão ser comercializados sob a marca Vertu e terá modelos onde serão utilizados metais preciosos e outro tipo de adornos fora do vulgar. Resta saber se no segmento de telemóveis de luxo estão incluídos os modelos tecnologicamente avançados, como é o caso do “Communicator” (actualmente 9210), ou se são mesmo, exclusivamente, os telemóveis “excêntricos”.