Nokia prepara catálogo móvel

O Preminet é uma forma avançada de listar e vender aplicações e conteúdos para telemóveis.

Programas de software Java e Symbian dos principais responsáveis pelo seu desenvolvimento em todo o mundo, mas também de outras fontes, assim como conteúdos de diferentes produtores vão ser reunidos no Preminet, por forma a fornecer aos operadores um catálogo integrado e simplificado de aplicações, jogos e outros conteúdos móveis.

Uma das principais vantagens apontadas é o facto de cada operador deixar de ter contactos individuais com cada produtor e responsável por desenvolvimentos de aplicações, assim como de testar cada solução antes de a disponibilizar aos utilizadores.

O Preminet integra um catálogo principal, uma plataforma para o fornecimento do serviço e uma aplicação de cliente opcional. Para massificar a aquisição de jogos, aplicações e outros conteúdos por parte dos consumidores, o Preminet integra-se e interage com as outras plataformas dos operadores e modalidades de funcionamento (SMS, WAP, Internet) para permitir aos utilizadores escolher, experimentar, encomendar e pagar o software móvel de modo seguro.

O Preminet, que se insere nos esforços da Nokia para reforçar e melhorar as relações com os operadores, contará desde já com a presença dos produtos da Starcut, produtor de software para telemóveis com música, artistas e filmes da Universal Studios e do Warner Music Group.