Nokia quer fornecer TETRA em Portugal

O TETRA torna as operações mais eficazes e unifica os utilizadores profissionais permitindo a partilha da mesma infraestrutura física por diversas organizações.

A Nokia está a tentar posicionar-se em Portugal para vencer mais um concurso de fornecimento de material de telecomunicações.

O TETRA é uma plataforma de comunicações de dados e voz, que potencia o desenvolvimento de aplicações e serviços de apoio à operação dos diferentes utilizadores

A Nokia é um fornecedor de tecnologia TETRA (Terrestrial Trunked Radio), o único standard trunking digital, suportado pelos organismos de standardização internacionais, que assegura comunicações de emergência e segurança, integrando diferentes redes e serviços.

O facto do sistema TETRA ser um standard faz com que existam diversos fornecedores a suportar a tecnologia, o que resulta numa redução de preços devido às economias de escala que são geradas, e numa procura constante de novos produtos e soluções.

Luis Peixe, Nokia Networks, responsável em Portugal pela área do TETRA, referiu que : “TETRA é a única norma aberta de comunicação trunking digital estabelecida pelo Instituto Europeu de Normalização em Telecomunicações (ETSI). Esta tecnologia vai ao encontro das necessidades dos utilizadores profissionais de rádio móvel mais exigentes, incluindo Segurança Pública e Emergência, disponibilizando funções especiais para uso das autoridades. Este sistema, do qual a Nokia é fornecedor líder, suporta comunicações de dados que permitem às autoridades, o rápido acesso a todos os sistemas de informação necessários no terreno, tais como, localização automática de veículos, verificação remota de imagens, acesso a bases de dados, monitorização remota de pacientes, controle de materiais perigosos, etc”.

O TETRA torna as operações mais eficazes e unifica os utilizadores profissionais permitindo a partilha da mesma infraestrutura física por diversas organizações, como se de redes independentes se tratasse, uma vez que cada entidade detém o controle total das suas comunicações. Este tipo de redes partilhadas, têm a vantagem de reduzir custos, proporcionando um melhor serviço aos utilizadores. No que respeita a comunicação de voz instantânea, o TETRA possibilita aos utilizadores comunicação individual e de grupo melhorada, boa qualidade de voz em ambientes profissionais, com encriptação de todas as comunicações de rádio, e prioridade máxima nas chamadas de emergência, sendo garantido o estabelecimento imediato das mesmas. Por outro lado, no que diz respeito a comunicação de dados, o sistema oferece, também uma melhoria das operações. Ou seja, os utilizadores podem comunicar instruções, ordens, moradas ou mapas de referência no seu formato real, sendo que o mesmo terminal pode ser usado para comunicações simultâneas de voz e dados.

O TETRA é, também, um integrador de diferentes redes e serviços, uma vez que o sistema disponibiliza elevada conectividade com várias redes e serviços, como por exemplo: PSTN, PABX, Redes de Dados, Redes Móveis e Redes TETRA.