Nokia quer ser mais “verde”

Estratégia de defesa do ambiente

A Nokia, cujos equipamentos são usados por cerca de 900 milhões de pessoas no Mundo, foi a primeira empresa do sector a incluir mensagens nos telemóveis que incentivam as pessoas a desligar o carregador quando a bateria esteja carregada, para economizar energia.

«Há muitas novas ideias de como podemos usar a tecnologia móvel para dar suporte à sustentabilidade ambiental», afirmou Kirsi Sormunen, durante a conferência sobre negócios e biodiversidade, em Lisboa, acrescentando que «o nosso objectivo é usar os aparelhos de comunicação para possibilitar que os consumidores façam escolhas melhores».

Os avisos de economia de energia tiveram início com os modelos 1200, 1208 e 1650 e têm vindo a ser alargados a outros produtos da empresa.

O alerta de telefone é uma das séries de iniciativas da Nokia a favor da causa ambiental. E brevemente será renovada a parceria com a World Wildlife Fund (WWF) para consciencialização dos seus funcionários.

Kirsi Sormunen não quis comentar futuros investimentos da Nokia em produtos menos agressivos para o meio ambiente: «Há uma certa parcela de investimentos em investigação para tornar a nossa tecnologia menos agressiva. Também estamos empenhados em campanhas para plantação de árvores e reflorestamento».