Nokia revela Internet Tablet

Equipamento Linux para acesso em banda larga.

A Nokia está a virar-se também para o sistema operativo Linux e, ao contrário dos seus smartphones assentes na plataforma Symbian, acaba de revelar que vai lançar uma nova linha de equipamentos que não são telemóveis: o Nokia 770 Internet Tablet visa permitir o acesso à Internet de banda larga wireless.

Sem disco rígido, a novidade, que foi apresentada no LinuxWorld Summit, em Nova Iorque, é transportável no bolso (é pouco maior do que um maço de cigarros) e está dotada de uma memória Flash de 128 MB, assim como de slot para cartões de memória. Integra uma caneta digital para reconhecimento de caracteres e apresenta uma autonomia de três horas, além de um ecrã táctil de alta resolução 800×480) com zoom.

A par do wireless, o Nokia 770 pode também conectar-se à Internet através de Bluetooth por intermédio do telemóvel.

Previsto para começar a ser comercializado na Europa durante o terceiro trimestre deste ano, por cerca de 350 euros, o Nokia Internet Tablet inclui aplicações como rádio, Image Viewer e diversos leitores de média.

Mas este é apenas o início da nova série de produtos da Nokia, que justifica o recurso ao Linux como «o primeiro passo para criar produtos Open Source para serviços de Internet de banda larga». E anuncia lançamentos regulares de actualização do software, sendo que, dentro de um ano, haverá versões que irão também contemplar a tecnologia VoIP e o Instant Messaging.