Nokia tem metade do mercado nacional
Em conferência de imprensa para apresentar o novo smartphone UMTS Nokia 6680, Horta e Costa revelou que a marca finlandesa vai ter disponíveis até ao fim de 2005 no mercado português uma dezena de terminais UMTS. Tendo em conta que o 6680 é da gama alta, Horta e Costa sublinhou que entre os novos lançamentos haverá terminais 3G com preços mais acessíveis.
Horta e Costa assinalou que os equipamentos UMTS estão vocacionados para os operadores, que em Portugal estão a investir muito na tecnologia de terceira geração, mas a Nokia tem vindo a fazer outras parcerias com canais de distribuição alternativos, como o canal fotografia no caso dos telefones com câmara. Nesse âmbito, a marca estabeleceu no ano passado uma parceria com a cadeia de lojas de fotografia Foto Sport, onde 6% das fotos impressas em 2004 eram provenientes de telemóveis.
Entretanto, Horta e Costa destacou que o Nokia 6680 é um telefone inteligente que privilegia a componente profissional, permitindo uma ligação permanente a caixas de correio electrónico e a abertura de ficheiros anexos a mensagens com diversos formatos de software, incluindo quando está uma comunicação de voz estabelecida.
A Nokia destaca a conjugação funcionalidades de telefone inteligente e da tecnologia de terceira geração e a possibilidade de partilhar vídeos com outros telemóveis 3G durante uma chamada de voz, ou seja, o videosharing, que a Nokia anunciou já com a TIM em Itália (saiba mais clicando aqui).
E, se o videosharing não é ainda disponibilizado pelos operadores em Portugal, o fabricante finlandês diz-se «certo que, em dois meses, o serviço estará disponível» e que «Portugal será um dos primeiros países a dispôr deste serviço».
Aliás, aquele terminal vai ser vendido também nas lojas de fotografia e é de salientar a parceria com a Kodak, cujo resultado é o chamado PickBridge ou a possibilidade de ligar o terminal à impressora directamente.