Skip to main content

Nokia vai à frente

Segundo pesquisa da ABI Research, a empresa finlandesa, possui 38,6% do mercado de smartphones.

Nokia – 38.6%
Samsung – 16.2%
Lg – 8.3%
Sony Ericsson – 8.0%
Motorola – 8.8%
RIM – 1.9%
Kyocera – 1.4%
Apple Iphone – 1.1%
HTC – 1.1%
Sharp – 1.0%
other – 14.1%

O Nokia 5800 XpressMusic vendeu 1 milhão de unidades em 2008.
E 2008 pode ser lembrado como o ano dos Smartphones.
Registou-se a saída de mais de 171 milhões destes “computadores de bolso”.
E a Nokia liderou à escala global.

Em 2008, a única companhia que a superou em crescimento de vendas foi a Samsung. Com o lançamento das séries Omnia e Ultra, a empresa coreana aumentou em 2,6% sua participação no mercado e já soma 16,2% do total.

Apple iPhone, BlackBerry e HTC não tiveram ganhos tão expressivos. Alguns analistas justificam um crescimento menor que o esperado devido à crise que atingiu o mercado global no segundo semestre.

A mesma explicação vale para a Motorola, que perdeu grande parte do mercado em 2008, de acordo com os número da ABI: caiu 5,1%, e foi ultrapassada por Sony Ericsson e LG.

Devido ao mau desempenho da maioria das empresas no último trimestre do ano que passou, especialistas esperam que haja uma contracção em todo mercado dos dispositivos móveis ao longo de 2009. A ABI, porém, crê que a área de smartphones continue o retrospecto positivo e que iPhone (Apple) e BlackBerry (RIM), em 2009, ascendam mais que os outros, por apresentarem soluções eficazes para o mundo corporativo.

“Bem-vindos ao ano dos Smartphones”, afirmou Jake Saunders, VP da ABI Research na Ásia-Pacífico, região que possui um dos maiores índices de vendas dos aparelhos.