Skip to main content

Nokias detectam radar da polícia: mito urbano ou realidade?

De acordo com o diário “24 Horas” os terminais da Nokia podem detectar o sinal do radar utilizado pelas brigadas de trânsito.

De acordo com um artigo na edição de três de Setembro do diário “24 Horas”, os telemóveis Nokia podem ser configurados para localizar os radares das brigadas de trânsito. Intitulado de “Marotos descobrem truque”, a notícia descreve como é hipoteticamente possível fazer com que o terminal passe a receber chamadas na frequência em que funcionam os radares. Mito urbano ou algum fundo de verdade? Interrogado sobre o assunto, o departamento técnico da Nokia Portugal classificou a notícia como “boato”, remetendo o esclarecimento da questão para a administração.

O procedimento para activar esta suposta função é descrito como o seguinte: “Para activar este modo de detecção basta seguir estes passos: no ecrân inicial escolhe-se a opção menu e depois carrega-se, por esta ordem:”4” [Definições], “5” [Definições de segurança], “4” [Grupo restrito], “activar”, “00000”, “activar”, “ok”. Depois basta voltar ao ecrâ inicial e premir o botão desligar durante alguns segundos. No ecrân aparece um radar com cinco zeros à frente. A marosca está feita.”. Os resultados vísiveis desta operação aparecem quando se sai do menu, conforme verificado pelo Telemoveis.com, sob a forma de um símbolo, descrito na notícia como sendo de um radar, e cinco zeros à frente (contudo isto não funciona em todos os modelos). Finalmente, o artigo afirma que “quando o móvel detecta a proximidade do radar toca, como se fosse uma chamada – mas não é, é o aviso”. A definição do manual da Nokia sobre a função Grupo restrito afirma que é um serviço de rede que especifica o grupo de pessoas para as quais pode efectuar e receber chamadas. 

O Telemoveis.com está a realizar uma sondagem sobre a opinião/experiência das pessoas sobre este assunto. Para votar dirija-se à página principal.