Nokias já «falam» pela Net (actualizada)
- Pedro Matos Trigo
- 18/02/2006
- Internet, Mobile, Tecnologia

A Nokia acaba de apresentar no Congresso Mundial 3GSM, em Barcelona, três novos dispositivos que já estão no nosso expositor. Apresentou também a sua primeira solução de rede UMA e a colaboração com a Vodafone com vista ao incremento da utilização da plataforma S60, lançou variantes de frequências adicionais para a Nokia Flexi WCDMA Base Station e anunciou um novo acordo de cooperação em interoperabilidade DVB-H.
O fabricante apresentou no evento dois novos telefones GSM de média gama com câmara, o Nokia 6131 e o Nokia 6070, bem como o dispositivo Unlicensed Mobile Access (UMA) Nokia 6136.
O Nokia 6131 é um terminal tipo «concha» e disponibiliza uma câmara de 1.3 megapixéis, enquanto o Nokia 6070 ostenta um formato clássico e oferece características básicas de um telefone com câmara, por um preço mais acessível. O dispositivo UMA Nokia 6136, que pode comutar de forma segura entre redes GSM e WLAN, oferece aos utilizadores uma conectividade mais fiável em casas ou escritórios com fraca cobertura celular.
A Nokia lançou também uma solução de rede UMA que permite aos operadores disponibilizarem aos assinantes serviços celulares e de dados utilizando redes de acesso WLAN, aumentando assim a disponibilidade do serviço móvel. Com equipamento de rede UMA e um dispositivo dotado de tecnologia UMA, a Nokia pode agora disponibilizar uma completa oferta end-to-end neste âmbito.
Na sua intervenção no Congresso 3GSM, Jorma Ollila, Presidente e CEO da Nokia, disponibilizou algumas previsões sobre o volume de vendas de dispositivos Nokia em 2006, nomeadamente 40 milhões de dispositivos 3G/WCDMA. O CEO da Nokia adiantou que «esperamos distribuir perto de 80 milhões de terminais com leitores de música integrados e mais de 150 milhões de dispositivos com um rádio FM integrado».
Expansão da S60
Na área de software para mobilidade, a Nokia e a Vodafone que estão a colaborar no êmbito da expansão da plataforma S60 na perspectiva multi-venda. O acordo aumentará a utilização da S60 como plataforma de software standard para o portfólio de dispositivos da Vodafone. Melhorará também a capacidade de oferta de novos serviços da Vodafone.
Redes 3G
Na área de redes 3G/WCDMA, a Nokia anunciou novas variantes de frequências para a sua pequena e modular Nokia Flexi WCDMA Base Station. Na segunda metade de 2006, a Nokia Flexi WCDMA Base Station estará disponível para as frequências IMT-2000: 2100 MHz, 1700 MHz, 1800 MHz e 1700/2100 MHz. Na primeira metade de 2007, mais frequências estarão disponíveis, incluindo as de 850, 900 e 1900 MHz, sendo que outras frequências adicionais serão acrescentadas mais tarde, de acordo com as necessidades evidenciadas pelo mercado.
Cooperação com Sony Ericsson
No domínio da TV Móvel, a Nokia e a Sony Ericsson anunciaram a sua intenção de cooperar no sentido de alcançarem a interoperabilidade em dispositivos dotados de DVB-H e em serviços multi-venda de TV Móvel, bem como na realização de testes-piloto em 2006.
Ambas as empresas reconhecem a DVB-H como a tecnologia ideal para a difusão de TV Móvel digital terrestre, estando activamente envolvidas no corrente desenvolvimento desta tecnologia e da sua standardização.