Novidades ibéricas em Outubro

Um fórum luso-espanhol vai apresentar os maiores avanços das telecomunicações ibéricas.

No fórum, inaugurado em 2003 em Aveiro, «não se fala de negócios mas sim de futuro, de investigação e da aplicação dessa investigação a diversos níveis», sustentou Isidodo Padilla, presidente executivo da Telefónica Investigação e Desenvolvimento (ID), na apresentação do programa.

Como exemplo, referiu alguns projectos apresentados há um ano que neste momento estão já em uso, como o que permite aos computadores transformarem texto em voz ou o sistema de «video-on-demand».

Neste ano, serão apresentados, entre outros, projectos em desenvolvimento para aumentar a velocidade de acesso a Internet, os mais recentes serviços da terceira geração móvel, que em breve se juntarão aos já disponíveis – transmissão de imagens em tempo real e ligação ao PC do escritório através do telemóvel.

Grande parte dos projectos que vão ser apresentados são comuns, dos Grupos PT e Telefónica, e alguns são até desenvolvidos a nível europeu, como o que pretende ser o novo protocolo IP, «para que no futuro haja a possibilidade de todo o mundo ter um endereço de Internet», explicou o executivo da Telefónica ID.

A abertura do fórum caberá ao presidente da Telefónica, Cesar Alierta, ao presidente-executivo da PT, Miguel Horta e Costa, ao secretário de Estado português da Ciência e Tecnologia, Sampaio Nunes, e a Hernâni Lopes, como presidente da Fundação Luso-Espanhola que organiza o evento em colaboração com os dois grupos de telecomunicações. Cerca de 400 pessoas estão já inscritas no evento, onde participam também empresas como a Siemens, a Ericsson e a Alcatel, assim como catedráticos especialistas na área das tecnologias aplicadas às telecomunicações.